Sesc Avenida Paulista promove feira orgânica e Sarau do Peixe

686 0

Evento reúne pequenos produtores de alimentos da agricultura biológica e convida o Coletivo Estopô Balaio para apresentações poéticas e musicais

Da Redação – Domingo é dia de feira livre! No dia 23 de junho, pequenos produtores de diversas regiões da cidade participam da Feira de Produtos Orgânicos do Sesc Avenida Paulista. O evento reúne agricultoras e agricultores que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos sem a utilização de produtos químicos sintéticos (tais como fertilizantes e pesticidas), ou modificados geneticamente.

A agricultura biológica tem pautado as discussões sobre alimentação saudável e a produção agrícola sustentável, com respeito ao meio ambiente e baseado na agricultura familiar. A feira acontece na Praça da Unidade, das 10h30 às 16h30, e não é necessário retirar ingresso.

AGRICULTURA ORGÂNICA

A agricultura orgânica ou biológica é baseada na produção de alimentos sem alteração genética e sem a utilização de agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos de síntese e outros produtos artificiais. A prática da cultura agroecológica respeita o meio ambiente e tem impacto positivo no ecossistema agrícola, o que reflete diretamente na qualidade do solo com aumento da fertilidade, diminuição de erosão, prevenção da compactação e melhora do conteúdo de matéria orgânica.

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

As feiras são lugares de encontro que propiciam conexões das pessoas com o alimento e com o espaço rural e urbano. Uma feira de alimentos orgânicos e de base agroecológica, composta somente por pequenos agricultores e agricultoras, ocupa o térreo e abre espaço para cores, sabores e cheiros de frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos provenientes de diversas regiões da cidade.

SARAU DO PEIXE

É comum a estetização do sotaque nordestino por meio das mídias de massa. Partindo disso, o Coletivo Estopô Balaio, formado em sua maioria por migrantes do Rio Grande do Norte, se debruça sobre a oralidade nordestina a fim de discutir alteridade, identidade cultural e urbanização das cidades pela perspectiva da migração, tendo na palavra, no poema, um lugar de escuta sobre o país e suas múltiplas culturas. A ideia é dar foco para a literatura nordestina feita no nordeste, onde quer que o nordeste seja e esteja. O Estopô Balaio é um coletivo de artistas formado há oito anos na cidade de São Paulo, que conta em sua maioria com a participação de artistas migrantes.

O Sarau terá participações de:

Thiago Ferrito, natural de Várzea Branca, uma cidadezinha do interior do Piauí e, como muitos nordestinos, decidiu tentar a sorte na cidade grande, migrando para a Zona Leste de São Paulo em 2018. Sua poesia é a sua arma. Não a arma que fere, mas a arma que alerta e talvez que cura. Ele diz que escreve para preencher um vazio interno que não sabe como se fez, nem se um dia vai curar, mas quando espalha um pouco de si, é como se o mundo se tornasse menos complicado de se enxergar.

Luz Bárbara é natural de João Pessoa, Paraíba, Bárbara Santos é atriz, poeta e realizadora em cinema. Participa frequentemente de saraus, shows e eventos literários. Integrou o EP Leve, de Marina Peralta, 2019, com poemas autorais. Integra o elenco do espetáculo Carta 1: A infância, Promessa de Mãe do Coletivo Estopô Balaio. Dividiu com Chico César o espetáculo lírico-musical “Camaradas – Fantasia para Dueto, Camerata, Camarim, Atentado e Passeata”. Fez assistência artística no projeto Autores Em Cena para Chico César e Vitor Ramil. É integrante da Coletiva Arenga Filmes. Participou de espetáculos no Teatro Oficina como “Bacantes”, texto e direção de Zé Celso, 2017, e “Ofício Cio Sina”, 2016.

Dunstin é filho e neto de nordestinos, reside no Jardim Romano, extremo leste da capital. O contato com o Rap aconteceu quando ainda era criança, através das vivências no bairro. No início de sua adolescência, escreveu sua primeira letra, dentro da sala de aula, o que resultou no projeto Família Nada Consta (2013-2017) e o começo de sua carreira artística. Além de MC, Dunstin é compositor, poeta e educador, tendo presença frequente em saraus, slams e participação em discussões que envolvem o movimento artístico e cultural na região. Ao lado de sua mãe organiza o sarau “Casa de Mãe” que acontece no quintal de sua casa uma vez por mês. Atualmente segue em processo de (re)criação e produção de seu trabalho solo, que pincela influências da literatura, crônicas e da velha e nova escola do Hip-Hop.

Badu Morais é potiguar, residente em São Paulo, integra o elenco do espetáculo musical “Cangaceiras, guerreiras do sertão” e Pescadora de Ilusão da Cia. Los lobos bobos. Com vasta experiência em teatro, Badu participa ativamente de saraus interpretando poemas e canções do imaginário nordestino.

Serviço – Feira de Produtos Orgânicos, no domingo (23) de junho de 2019, das 10h30 às 16h30, na Praça (térreo) do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, na Bela Vista, em São Paulo). Quanto: Grátis – não é necessário retirar ingresso. Classificação: Livre. * A apresentação do “Sarau do Peixe” começa às 16h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Avenida Paulista promove feira orgânica e Sarau do Peixe"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *