Sesc Av. Paulista tem feira orgânica e “O Auto do Bumba-Meu-Boi”

174 0

Evento reúne pequenos produtores de alimentos provenientes da agricultura biológica e convida o Grupo Cupuaçu para apresentação de danças populares brasileiras

Da Redação – Domingo é dia de feira livre! No dia 01 de dezembro, pequenos produtores de diversas regiões da cidade participam da Feira de Produtos Orgânicos do Sesc Avenida Paulista. O evento reúne agricultoras e agricultores que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos sem a utilização de produtos químicos sintéticos (tais como fertilizantes e pesticidas), ou modificados geneticamente.

A agricultura biológica tem pautado as discussões sobre alimentação saudável e a produção agrícola sustentável, com respeito ao meio ambiente e baseado na agricultura familiar. A feira acontece na Praça da Unidade, das 10h30 às 16h, e não é necessário retirar ingresso. Na sequência, às 16h30, o Grupo Cupuaçu apresenta “O Auto do Bumba-Meu-Boi”, espetáculo de dança e música repleto de cantigas e tradições populares brasileiras. A atividade tem entrada livre e acontece também na Praça.

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

As feiras são lugares de encontro que propiciam conexões das pessoas com o alimento e com o espaço rural e urbano. Uma feira de alimentos orgânicos e de base agroecológica, composta somente por pequenos agricultores e agricultoras, ocupa o térreo e abre espaço para cores, sabores e cheiros de frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos provenientes de diversas regiões da cidade.

AUTO DO BUMBA-MEU-BOI

Espetáculo popular dramático que tem na dança e na música os elementos que conduzem a reconstrução da narrativa mítica do Boizinho-de-São-João, com a representação tragicômica dos personagens Amo (cantador-chefe), Catirina, Chico e Vaqueiro. Tudo alternado pelas toadas (cantigas) envolventes que demarcam cada fase da história com ritmo e movimento, na atuação dos dançarinos e músicos do Grupo Cupuaçu.

O Grupo Cupuaçu, criado em 1986, dedica-se à pesquisa, difusão e ensino das tradições artísticas brasileiras, sobretudo maranhenses, atuando por meio de cursos, encontros, calendário de atividades tradicionais, espetáculos e constantes ensaios.

Apresenta em seu repertório danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, música incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes, bem como canções de domínio público e pertencente ao cancioneiro popular de diferentes regiões brasileiras.

Atualmente o grupo é composto por um elenco com cerca de quarenta integrantes, entre dançarinos e músicos de diferente idades. Nele, encontram-se núcleos familiares, moradores do bairro onde está localizada sua sede (Morro do Querosene), e recebe também estudantes universitários e pesquisadores que se aproximam do Grupo, buscando uma vivência com a cultura popular brasileira.

Serviço – Feira de Produtos Orgânicos e Auto do Bumba-meu-boi, no dia 1º de dezembro de 2019, das 10h30 às 16h (domingo)*, na Praça (térreo) Quanto: Grátis – não é necessário retirar ingresso. Classificação: Livre * a apresentação do “Auto do Bumba-Meu-Boi” começa às 16h30, no Sesc Avenida Paulista, 119, na Bela Vista, São Paulo. Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Av. Paulista tem feira orgânica e “O Auto do Bumba-Meu-Boi”"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *