Sesc Av. Paulista promove visita a cemitério para conhecer a história geológica

305 0

Passeio gratuito ao Cemitério da Consolação convida participantes a descobrirem a origem das rochas e a relação com arquitetura e desenvolvimento 

Da Redação – No próximo domingo (17), o público pode realizar um passeio diferente no Sesc Avenida Paulista: uma visita ao Cemitério da Consolação. O roteiro geoturístico tem como objetivo conhecer a história das rochas que compõem as construções, túmulos e mausoléus do local centenário.

Partindo da unidade, o grupo se desloca por transporte público (valor incluso) até a necrópole, lá profissionais do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) orientam a visita. As vagas são limitadas e para participar é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência, às 10h. O passeio é gratuito e o encerramento da atividade é no local.

O PASSEIO

Roteiro geoturístico com foco nas rochas das construções, túmulos e mausoléus do Cemitério da Consolação. Passeio a pé e por transporte público (metrô) em que serão exploradas as características geológicas das rochas utilizadas na construção de mausoléus e monumentos existentes no Cemitério da Consolação.

Será compartilhada com o público a origem das rochas e sua relação com a arquitetura e desenvolvimento da cidade de São Paulo no início do século XX. Trajeto elaborado por membros do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), que tem como objetivos fomentar e promover atividades de pesquisa, de debate e de extensão nas áreas de Patrimônio Geológico, Geoturismo, Geoconservação e Educação Ambiental.

É recomendado aos participantes que utilizem sapato confortável ou tênis, que tragam sua água para hidratação e utilizem protetor solar. Não recomendado para pess oas com mobilidade reduzida.

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Mais antiga necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação é um museu a céu aberto. Com o maior número de jazigos de pessoas públicas, o local abriga túmulos de artistas, políticos e figuras históricas. Com 160 anos, nele estão enterrados Washington Luís (ex-presidente da República), Tarsila do Amaral (pintora), Marquesa de Santos (amante de Dom Pedro I) e Líbero Badaró (médico e jornalista). Entre os jazigos algumas estruturas chamam atenção como a escultura “O Grande Anjo” (Victor Brecheret), e o mausoléu de três andares da família Matarazzo, o maior da América do Sul.

Serviço – Geologia no Cemitério da Consolação, no domingo (17), com saída às 11h, no Térreo do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – Fone: 11 3170-0800). Ingressos: Grátis* – retirada com uma hora de antecedência na Central de Relacionamento (2º andar) Classificação: 12 anos. * incluso valor do transporte público (metrô)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Av. Paulista promove visita a cemitério para conhecer a história geológica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *