Será que existe mesmo a tal da consciência negra…?

1148 0

O dia 20 de novembro é conhecido como Dia Nacional da Consciência Negra pois nesse dia, em 1695, foi degolado o grande líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto da tribo imbagala, de Angola.

Zumbi foi educado pelo padre jesuíta Antônio Melo, recebeu o nome de batismo de Francisco, aprendeu a língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica, mas discordava de certos princípios pregados pela igreja, como aceitação pacífica da escravidão. Zumbi era a favor do culto livre das religiões africanas, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil colônia.

O corpo de Zumbi foi esquartejado e exposto em Recife, como sinal de intimidação para aqueles que tivessem os mesmos ideais de liberdade, mas como Zumbi significa aquele que estava morto e reviveu, sua presença só fortaleceu e Zumbi está presente na história do Brasil. Nesse dia, o Brasil tem muito que conquistar, está muito longe da igualdade pregada por Zumbi.

Os negros, exceto uma minoria, ainda vivem em piores situações econômicas e sociais. A liberdade pregada por Zumbi só será possível quando os governantes investirem corretamente os recursos públicos, os recursos do povo brasileiro, pagos em impostos, em educação de qualidade, saúde, segurança para todos. Os negros têm os piores empregos, temos uma população de mestiços com mais de cinquenta e dois por cento da população que não têm direito às condições mínimas de uma vida digna.

Uma população com hospitais em péssimas condições, sem médicos, sem funcionários, com uma demora desumana para marcação de exames e consultas, muitos morrendo à espera de atendimento médico.

Para buscar os ideais de Zumbi, o governo precisaria urgentemente investir em escolas, qualificar professores, formar o cidadão, para, daí, com investimento em conhecimento, começar ter uma sociedade mais igualitária.

Esse é um dia de luta, não é dia somente de festa, é dia de um diálogo com os ideais de liberdade e igualdade de Zumbi, de reflexão para fazer um país melhor para todos.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Será que existe mesmo a tal da consciência negra…?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *