Seminário exalta protagonismo local no cumprimento de metas de sustentabilidade

436 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, promoveu nesta terça-feira (5/06) o seminário “Agenda 2030 da ONU e a Rota 2030 em São Bernardo”, que apresentou estratégias a serem adotadas localmente, visando atingir, até o ano de 2030, os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pelo programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi realizado no plenário Tereza Delta da Câmara, como parte da programação do Junho Verde da Prefeitura.

Tema central do encontro, a Agenda 2030 é um plano de ação que envolve sociedade, poder público e setor produtivo, buscando propor uma nova agenda universal calcada no avanço sustentável das áreas social, econômica e ambiental.

Para debater o assunto, foram convidados três importantes nomes envolvidos nos desenvolvimento de estratégias para o cumprimento da agenda, como a diretora do escritório regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU para o Brasil, Dra. Patrícia Iglesias, o diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Jr, e o presidente da Fundação Espaço Eco, Rodolfo Viana.

“As metas do programa podem ser trabalhadas transversalmente, apesar de tratarem de aspectos separados. São questões que podem ser desenvolvidas de forma conjunta, por meio de uma rede de parceiros. A agenda anterior era muito voltada ao âmbito federal, mas não adianta possuir uma política ampla que não atinja as cidades. Por isso, a ONU tem valorizado muito o papel dos municípios”, explicou Patrícia Iglesias.

O evento acontece após a Prefeitura assinar junto à Universidade de São Paulo (USP) a adesão ao programa Cidades do Pacto Global da ONU, que prevê a elaboração e execução de projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, por meio de ações colaborativas e transferência de conhecimento entre a instituição de ensino e a Administração pública. Entre os temas de trabalho conjunto está o desenvolvimento de soluções na área de regularização fundiária no entorno da represa Billings.

Metas – Entre os objetivos a serem alcançados, segundo diretriz da ONU estão: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e desenvolvimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre, Paz, justiça e instituições eficazes e Parcerias e meios de implementação.

“Em partes, já cumprimos esses objetivos. Agora precisamos aprimorar. São objetivos que fazem parte de um conjunto de medidas nas quais participam a sociedade, as indústrias, o comércio, além da Administração pública. São questões mais abrangentes do que simplesmente uma política interna da Prefeitura. Neste sentido, este seminário é uma oportunidade para darmos início à programação que será implementada de forma efetiva em São Bernardo”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca. O evento também contou com participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Seminário exalta protagonismo local no cumprimento de metas de sustentabilidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *