Semasa revitaliza ponto de descarte irregular na avenida dos Estados

54 0

Com requalificação de local no núcleo Metalúrgica, autarquia espera economizar recursos que seriam gastos com limpeza da área

Texto: Paloma Alvarez – Crédito-foto: Divulgação/Semasa

Da Redação – Seguindo com as ações que visam combater o descarte irregular de resíduos na cidade e melhorar o aspecto urbano dos bairros, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a revitalização de mais um ponto que sofria com o despego ilegal de lixo, desta vez localizado na avenida dos Estados – próximo à rua Telavive –, junto ao núcleo Metalúrgica. Os serviços foram feitos com o apoio da Prefeitura de Santo André.

A ação consistiu na adequação do passeio público e implantação de pequena área verde linear, com plantio de 16 mudas de espécies da Mata Atlântica. Com a intervenção, a autarquia espera coibir a prática do descarte irregular no local, o que deve reduzir os gastos com a limpeza constante da área. Ainda serão colocadas placas proibitivas e será realizada ação orientativa junto aos moradores do entorno, a partir desta quinta-feira (18).

Em 2020, as equipes realizaram 215 viagens para remoção das cerca de 600 toneladas de detritos dispostos de forma ilegal, ao custo de aproximadamente R$ 120,5 mil.

No ano passado, o Semasa conseguiu eliminar seis pontos que sofriam com este tipo de crime ambiental. Atualmente, a autarquia contabiliza 50 pontos que sofrem com o descarte irregular de resíduos.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A multa pode chegar a 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), o equivalente hoje a R$ 42.925,00. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes. As denúncias podem ser feitas pelo site (www.semasa.sp.gov.br), pelo Fale Conosco (também disponível pelo site) ou ainda pelo Facebook da autarquia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Semasa revitaliza ponto de descarte irregular na avenida dos Estados"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *