Sejel da Prefeitura de Ribeirão Pires inicia projeto Museu de Arte de Rua

38 0

Projeto difunde a arte, valoriza o espaço urbano e o aspecto paisagístico, fortalecendo o turismo cultural na Estância

Da Redação – A SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Pires deu início ao projeto MAR – Museu de Arte de Rua, que fará parte da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias. A ação será encaminhada à Câmara de Vereadores da Estância, em projeto de lei, para institucionalização.

Nesta quinta-feira, dia 15, foi entregue a primeira obra do acervo do MAR, em técnica de grafite e assinatura do artista da cidade, Ponézio, em atividade desde 1996. Denominada “Roberto Bottacin 2.0”, é uma homenagem ao ex-vereador, que dá nome ao plenário da Câmara Municipal. Bottacin foi uma das personalidades mais marcantes de Ribeirão Pires – foi jogador de futebol; jornalista; vereador; escritor; memorialista; ativista pelos direitos dos animais; entre outras inúmeras atuações.

O MAR é um programa da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, e tem como objetivo difundir universalmente a arte, valorizar o espaço urbano e o aspecto paisagístico de Ribeirão Pires, visando fortalecer também o turismo cultural na cidade.

A estratégia da SEJEL é criar um acervo artístico extramuros, ou seja, específico de rua e baseado somente em obras bidimensionais, diferentemente do Museu a Céu Aberto, que existe desde 2010, e tem como acervo esculturas e obras tridimensionais.

Com o MAR, a população terá a oportunidade de ver obras espalhadas em vários pontos da cidade – especialmente o grafite, que é uma arte contemporânea que já nasceu integrada à paisagem urbana. O projeto também visa dar reconhecimento ao artista urbano, abrindo espaço para exposição das obras.

“A SEJEL está seguindo o que vários destinos turísticos já começaram a fazer: trabalhar com o conceito de cidade-museu, que rompe com a ideia de museu fechado. Os museus tradicionais serão mantidos e valorizados, mas esse olhar de renovação é parte de nosso compromisso com a cultura e está no plano de governo do prefeito Clóvis Volpi”, explicou o secretário da SEJEL, Claurício Gonçalves Bento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sejel da Prefeitura de Ribeirão Pires inicia projeto Museu de Arte de Rua"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *