Secretaria de Educação de Ribeirão Pires moderniza fluxos de trabalho

43 0

Medidas administrativas e reorganização pedagógica fortaleceram as ações dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino

Da Redação – Em meio ao endurecimento das medidas de combate à pandemia do coronavírus, a Secretaria de Educação de Ribeirão Pires trabalha no planejamento de ações para fortalecer a rede municipal de ensino. De janeiro para cá, a modernização na gestão da Pasta foi decisiva para os avanços já conquistados no setor.

As últimas semanas foram marcadas por série de reuniões para o realinhamento de atividades desenvolvidas pelas equipes das escolas, sob a coordenação da Orientação Pedagógica e dos supervisores da Secretaria de Educação. “Nosso desafio começou pela reestruturação administrativa e pedagógica da rede municipal. Os antigos gestores desmobilizaram as equipes e deixaram as escolas sem nenhum planejamento ou estrutura para a retomada de atividades, mesmo que remotas, neste ano letivo”, afirmou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.  

Nova dinâmica de trabalho, descentralizada e que prioriza o bom desenvolvimento dos alunos, mudou a rotina dos profissionais da rede. Orientadores pedagógicos acompanham as atividades realizadas pelos coordenadores escolares, prestando suporte às demandas de ensino e aprendizado.

“Seguindo as diretrizes apresentadas pela secretária Rosi, ampliamos o diálogo com esses profissionais para conhecer suas demandas e contribuir no encaminhamento das questões. A solução para os problemas do dia a dia está dentro da unidade e estamos auxiliando na identificação dos caminhos que essas equipes podem seguir para melhorar os resultados de suas ações”, avaliou a responsável técnica pela equipe de Orientação Pedagógica, Nádia Ferreira Primon.

Além das questões pedagógicas, a Secretaria de Educação também está modernizando seu setor de planejamento. Toda a demanda de vagas nas unidades municipais, bem como de professores e outros profissionais, foi mapeada nas primeiras semanas do ano. Entre as medidas já adotadas está a atribuição de aulas para todos os Professores de Desenvolvimento Infantil (PDIs).

“Até o final do último ano, tínhamos cerca de 90 professoras da rede sem sala de aula, sem uma turma para lecionar (ADIDAS). Por outro lado, algumas escolas precisavam de mais PDIs. Fizemos a reorganização deste quadro, regularizando a situação”, explicou Fátima Basuino, Professora de Planejamento em Educação da Secretaria de Educação.

Os setores de Inclusão Escolar, de Transporte, de Alimentação Escolar e de Manutenção também estão sendo reestruturados para o fortalecimento de suas atividades.

As aulas na rede municipal estão sendo realizadas de forma remota, como reforço às medidas de prevenção ao coronavírus. Neste ano, até o momento, há cerca de 7 mil estudantes matriculados, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II.

Programa de Recuperação das Escolas Municipais – Em janeiro deste ano, a Secretaria de Educação de Ribeirão Pires realizou levantamento técnico que identificou as principais demandas estruturais das unidades da rede. Das 33 escolas, cerca de 90% apresenta pontos críticos que exigem manutenções ou reformas – desde problemas na instalação elétrica e hidráulica até infiltrações e vazamentos em telhados.

Com equipe e recursos próprios, pequenas intervenções foram iniciadas, seguindo cronograma da equipe de manutenção. Troca de piso, de torneiras e pias, conserto de janelas, pintura, e corte de mato estão entre as melhorias realizadas. Intervenções maiores, como reforma de telhados, serão feitas com mão de obra especializada.

“O nosso principal objetivo é garantir segurança aos estudantes e profissionais que atuam na rede, considerando também neste momento a necessidade de atendermos aos protocolos sanitários contra o coronavírus, para o retorno seguro de atividades presenciais”, avaliou Rosi.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Secretaria de Educação de Ribeirão Pires moderniza fluxos de trabalho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *