SCS rememora conquista da autonomia com ampla programação

690 0

Da Redação – Um dos episódios mais importantes da história de São Caetano do Sul é lembrado com série de atividades para todos os públicos. Para comemorar o 67º aniversário da autonomia do município, a Prefeitura e a Comissão Organizadora de Festejos criada especialmente para a ocasião já realizam eventos que rememoram o Movimento Autonomista, que culminou com a conquista da emancipação político-administrativa, em 24 de outubro 1948.

O Movimento Autonomista foi formado por 95 homens e mulheres de fibra, garra e coragem, que não estavam contentes com os rumos da comunidade e lutaram pela independência de São Caetano contra os chapas-pretas, os contrários à autonomia. O movimento deu voz ao povo, que, soberano, decidiu pela separação de Santo André. Mais de oito mil pessoas votaram no plebiscito.

Um dos líderes autonomistas, Mário Porfírio Rodrigues preside a comissão responsável pelos festejos, criada por portaria assinada em agosto pelo prefeito Paulo Pinheiro. Os eventos começaram em 14 de setembro, com palestras em escolas, sob a supervisão da Secretaria de Educação. Serão 20 instituições de ensino visitadas até o fim de outubro, com os alunos recebendo detalhes do movimento e da autonomia, mergulhando na história de São Caetano.

A programação segue por todo o mês de outubro. Confira:
De 1º a 31/10 – Exposição virtual Conhecendo a Autonomia, na Fundação Pró-Memória;
9/10, às 11h – Encontro de professores de História com líderes autonomistas, no Cecape;
11/10, às 18h – Palestra Conhecendo a Autonomia, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho;
20/10, às 19h30 – Sessão solene pelos 67 anos da autonomia de São Caetano do Sul, na Câmara Municipal;
25/10, às 11h – Missa em comemoração à autonomia, na Paróquia Sagrada Família;
27/10, às 19h – Premiação do concurso de redação História da Autonomia (os textos já estão sendo elaborados pelos alunos), no Cecape.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS rememora conquista da autonomia com ampla programação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *