SCS institui a semana de discussões sobre políticas públicas voltadas à proteção animal

323 0

Da Redação – Agora é oficial. São Caetano já tem data e espaços para discutir a causa animal. O Salão dos Autonomistas, na Câmara Municipal, foi palco na noite desta quarta-feira (04/10), de sessão solene em homenagem a Lei 5.551, de 01 de setembro de 2017 e de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo, que oficializa anualmente a semana de discussões sobre políticas públicas voltadas à defesa, proteção e bem-estar animal.

Por sinal, como parte da semana de discussões sobre políticas públicas voltadas à defesa, proteção e bem-estar animal acontecerá o 1º Ciclo de Palestras da Causa Animal, que será realizado neste sábado (07/10), das 9h às 15h, no Salão Nobre, no 1º andar da Câmara Municipal, na Avenida Goiás, 600, no Bairro Santa Paula.

Entre os palestrantes estarão o deputado federal Ricardo Izar, que tem como grande bandeira política a causa animal, e o delegado da Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente) Cristiano Luiz Sacrini Ferreira e outros ativistas e amantes da causa animal.

SESSÃO SOLENE – A solenidade ocorrida na noite desta quarta-feira, 04 de outubro, no Plenário dos Autonomistas, na Câmara Municipal, foi proposital por ser Dia Mundial dos Animais e, também, de São Francisco de Assis, reconhecido como santo protetor dos animais na religião católica. Estiveram presentes na solenidade, presidida pelo vice-presidente do Legislativo e autor da Lei Ubiratan Figueiredo, o Bira da ONG SOS Cidadania Animal, do prefeito José Auricchio Júnior, secretários municipais, vereadores e autoridades de São Caetano do Sul e Grande ABC. Também foram homenageados 28 ativistas da causa animal com Título de Protetor Animal.

Em sua fala logo na abertura da cerimônia, o presidente da Mesa de Honra Ubiratan Figueiredo ressaltou a importância da propositura ter-se tornado Lei e fez questão de fazer um agradecimento público. “Hoje, para mim e para muita gente, é um dia muito especial, pois a partir de agora teremos uma semana inteira para tratar da causa animal, fato que nunca tivemos aqui em São Caetano do Sul. E gostaria de fazer um esclarecimento público que, desde que assumi minha posição como vereador nesta Casa de Leis, foi o prefeito José Auricchio Júnior, que me disse que a partir deste ano a causa animal teria voz ativa. E hoje, este sonho meu e de tanta gente se cumpre. Muito obrigado prefeito”, abriu a cerimônia, emocionado, Ubiratan Figueiredo.

Por sua vez, o chefe do Executivo destacou a importância da criação da lei. “Estou muito satisfeito em estar aqui hoje, não só pela questão formal de um prefeito participar de um evento oficial. Mas, principalmente, pela extrema relevância da causa animal. Gostaria ainda de dizer que estamos bem encaminhados nos estudos para criarmos a Coordenadoria Municipal da Proteção Animal no município”, finalizou Auricchio.

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS – O dia 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais, mesma data em que se festeja o Dia de São Francisco de Assis, reconhecido como santo protetor dos animais na religião católica. Francisco de Assis sempre se referia aos bichos como irmãos (irmão fera, irmã leoa), assim como também amava plantas e toda a natureza e usava das mesmas formas de tratamento (irmão sol, irmã lua). Eram expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.

Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII e, durante sua juventude levava a vida como um rico filho de comerciante até converter-se, quando passou a trabalhar com um grupo de discípulos, que ficaram conhecidos como franciscanos, todos devotos da pobreza evangélica. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais. É claro que este dia não é dedicado apenas aos animais de estimação, mas para todos do mundo. Desde uma simples borboleta até o maior urso polar, todos são importantes para manter o equilíbrio ecológico dos ambientes em que vivem.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS institui a semana de discussões sobre políticas públicas voltadas à proteção animal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *