SCS entrega nova escola de Educação Infantil à população

1342 0

Da Redação – Uma escola nova, aconchegante, moderna e com atenção especial para o meio ambiente. Essa é a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Telma Sílvia de Aguiar Brito, entregue à população de São Caetano do Sul, na manhã deste sábado (30/06).

Localizada na Rua Nazaret, 111, no Bairro Barcelona, a instituição de ensino receberá, a partir desta terça-feira (03/07), cerca de 120 crianças com idade entre 4 meses e 5 anos, em sete salas de aula (berçários menor e maior, grupos 1, 2, 3 4 e 5).

“Onde tem escola, a comunidade tem a esperança de um futuro melhor”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Essa inauguração traz mais equilíbrio na oferta e procura de vagas na Educação Infantil. Retomamos as obras que estavam paradas e quem ganha, sem dúvidas, é a comunidade”, completou Auricchio, que destacou a intenção da Prefeitura em construir novas unidades até o final de 2020.

Para a secretária municipal de Educação, Janice Paulino César, os alunos serão privilegiados por terem um espaço totalmente pensado no desenvolvimento infantil. “Cada funcionário envolvido com este projeto cuidou carinhosamente de todos os detalhes para receber nossas crianças com conforto e segurança. A eles, deixamos nossos agradecimentos, assim como aos pais, que tiveram paciência e confiança em nós”, discursou.

“É uma honra ser gestora de uma instituição de ensino, que recebe o nome de uma professora que dedicou a vida toda à Educação”, observou Ana Paula Assi Ramos, diretora da EMEI. “Nossa equipe está comprometida com o bem-estar dos alunos, e em oferecer serviços de qualidade a eles”.

Liliane Daniel, mãe do pequeno Gabriel, de 6 meses, teceu uma série de elogios à futura escola do filho. “Está simplesmente maravilhosa. Trabalho fora e fico tranquila por saber que ele estará bem cuidado, em um lugar organizado, confortável e de fácil acesso. É um dos lugares mais lindos que já vi”, revelou.

HOMENAGEADA – “Recebemos dos próprios profissionais da rede a indicação para homenagear a professora Telma, uma pessoa aguerrida, contestadora, debatedora e que vivia a educação na mais exata concepção da palavra”, enalteceu o prefeito. “Com essa nova Emei, nossa cidade presta uma justa homenagem a um símbolo do ensino de São Caetano”, concluiu.

Emocionada, Andréia Carla de Oliveira Franco, filha de Telma, falou sobre a trajetória da mãe e sobre a sensação de acolhimento com a homenagem prestada. “Minha mãe acreditava que a educação era a base do ser humano e que isso impulsionava sonhos. As lições mais importantes que ela nos deixou foram o respeito e a gratidão. E isso que expressamos neste dia à cidade”, discursou.

Nascida em Araçatuba (SP), Telma Sílvia de Aguiar Brito se mudou para São Caetano aos 28 anos, em 1974, e adotou o município como o lugar do coração. Formada em Pedagogia, estudou Teologia e chegou a cursar Direito. Ingressou na Prefeitura de São Caetano do Sul em 1979, na Emei José Ferrari (Centro), e foi diretora das Emeis Ângela Massei, Candinha Massei Fedato (ambas no Bairro Cerâmica) e João Barile (Fundação). Atuou, também, à frente da EMI Alice Pina Bernardes (Fundação) por três vezes.

Ao longo da carreira, participou de grupos de pesquisas e estudos formados pela Prefeitura. Foi a Portugal, de onde trouxe experiências e vivências do Congresso de Educação na Escola da Ponte, em Porto.

Em 2013, passou a compor a equipe do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra Zilda Arns, onde permaneceu até 2015, quando faleceu aos 68 anos de idade.

Telma era casada com Jorge Gonçalves de Oliveira, mãe de Andréia Carla, Fábio Luis e Tiago Luis, e avó de Murilo, Marcelo, Amarilís, Maitê e Enzo.

INFRAESTRUTURA – São sete salas de aula, quatro trocadores, solarium, cozinha, lactário, copa e pátio coberto para atividades.

A escola foi equipada com janelas que permitem maior incidência de luz e com sistema de ventilação natural. A iluminação será toda em LED, o que gera mais economia de energia, traz mais conforto térmico e tem maior durabilidade – é a primeira da cidade nesses moldes. Dessa forma, são proporcionadas boas condições psicológicas, acústicas e visuais para a realização das tarefas cotidianas.

Além de ser 100% acessível, os materiais e acabamentos lúdicos estimulam o desenvolvimento cognitivo, imaginário e a criatividade dos alunos. O chão das salas é feito de material de fácil limpeza e amortece eventuais quedas.

Na área externa, o piso drenante permite o escoamento da água para o solo, o que minimiza os problemas causados pelas chuvas. O paisagismo foi pensado para dar mais privacidade ao espaço dedicado ao playground e ao solarium.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS entrega nova escola de Educação Infantil à população"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *