SCS capacita professores para testes de acuidade visual em alunos

185 0

Texto: Bignardi Junior (PMSCS)

Da Redação – A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na quinta-feira (17/10) um curso de capacitação de professores da rede municipal para que realizem testes iniciais de acuidade visual em alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

O curso, realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona, contou com a presença do prefeito José Auricchio Júnior, dos secretários municipais de Educação (Seeduc), Fabricio Coutinho, e de Saúde (Sesaud), Regina Maura Zetone, do palestrante e coordenador de Oftalmologia da Sesaud, Vagner Loduca Lima, e de 80 professores (40 do Infantil e 40 do Fundamental).

“Não é surpresa para ninguém que São Caetano tem como prioridades na nossa gestão a Educação e a Saúde. Neste caso, por exemplo, trata-se de um programa em que podemos unir estes dois pilares e levar melhores condições de aprendizado para os mais de 20 mil alunos da rede municipal”, ressaltou Auricchio.

O secretário de Educação explicou a ação dos professores no pré-exame de acuidade visual. “São 80 professores, pelo menos um de cada unidade escolar, que servirão de multiplicadores destas informações. Levarão o conhecimento aos demais docentes para que possam ser realizados os testes iniciais nos alunos, na tentativa de se observar qualquer alteração de visão”, explicou Fabricio Coutinho.

De acordo com a secretária de Saúde, a intenção do programa será realizar um teste inicial e, os alunos que apresentarem qualquer alteração na visão, serão encaminhados a um exame mais detalhado. “Com esta primeira análise realizada pelos professores, já devidamente capacitados para este pré-exame, os pais receberão o encaminhamento para que o aluno possa fazer uma avaliação oftalmológica, desta vez completa, na nossa rede de Saúde”, complementou Regina Maura.

Já o coordenador de Oftalmologia enalteceu o programa e a rede municipal de Saúde de São Caetano. “A cidade já tem uma Saúde muito bem estruturada e que se preocupa muito com o munícipe. Neste caso, em especial, o prefeito Auricchio acabou por contemplar de forma bastante ampla a Educação desde o berço, o Ensino Infantil, já que a Sociedade Brasileira de Oftalmologia indica que estes exames de acuidade sejam iniciados em crianças já a partir dos 2 anos”, detalhou doutor Loduca, ao projetar que nesta primeira etapa de testes nas escolas devem ser encaminhados cerca de 10% (aproximadamente 2 mil alunos) para uma avaliação completa.


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS capacita professores para testes de acuidade visual em alunos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *