SBGG lança concurso nacional de redação “Como eu quero envelhecer”

552 0

Da Redação – Você já pensou como quer envelhecer? Quais suas expectativas frente ao envelhecimento? E, sobretudo, como irá caminhar pelas diferentes fases da vida até alcançar a velhice? Com objetivo de proporcionar aos jovens brasileiros uma maior compreensão sobre o processo de envelhecimento por meio de uma reflexão sobre que futuro se espera para uma população que envelhece, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia lançou o concurso nacional de redação “Como eu quero envelhecer”.

Direcionado a alunos devidamente matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o país, as inscrições do concurso acontecem entre o período de 25 de novembro de 2015 até 29 de fevereiro de 2016, por meio do site www.sbgg.org.br/concursoredacao. É possível acompanhar informações também por meio da canal oficial da SBGG no facebook.

O concurso de redação “Como quero envelhecer” integra o projeto “SBGG vai às Escolas”, desenvolvido pelo Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, visa aproximar os jovens, estudantes de escolas públicas e privadas cursando o ensino médio, das questões relativas ao envelhecimento.

O envelhecimento faz parte de um processo natural do ser humano, que tem início desde o nascimento. Os adolescentes de hoje compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos velhos”, possivelmente muito ativos e fazendo parte da força produtiva do país. Há hoje aproximadamente 15 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Grande parte produtiva e em plena participação social. Cerca de 4 milhões inseridos no mercado de trabalho. No entanto, o mito de que o envelhecimento está associado à perdas, doença e proximidade da morte, ainda parece fazer parte do imaginário de muitos.

“Queremos mostrar que o envelhecimento não é a via final. Que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que há muito o que se viver. Ouvir os adolescentes, verdadeiros agentes do que chamaremos de idosos no amanhã, para compreender seus anseios e ouvir suas expectativas e sonhos quanto à velhice, quanto à vida, é o que esperamos com este concurso”, revela a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, a especialista em gerontologia e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez.

Seguindo esta linha de pensamento, a SBGG tem se aproximado dos adolescentes, por meio das escolas de todo o país, para levar informações sobre o envelhecimento. “O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela questão fazendo com que ao pensarem em formação profissional tenham a clareza de que existe um público que deverá também, ser alvo de seu de trabalho. Assim como, despertar nas escolas a importância de inserirem conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos”, avalia Angélica.

Premiação & Resultado – O vencedor terá a sua redação lida na abertura do congresso de profissionais especialistas e interessados no tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o 20º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, a ser realizado na capital cearense no período de 8 a 11 de junho de 2016, sob a organização da SBGG. O primeiro lugar do concurso  ganhará uma viagem de ida e volta, com um acompanhante, à Fortaleza, Ceará.

As melhores 20 redações darão origem a um livro especial, a ser editado pela SBGG. A obra será disponibilizada em versão digital para as escolas interessadas em utiliza-lo como material didático.

O resultado do concurso será divulgado em duas etapas por meio do site da SBGG e nos meios de comunicação da entidade – facebook, newsletter:
Resultado Parcial (redações pré-selecionadas): 02 de abril de 2016
Resultado Final (redações vencedoras): 15 de abril de 2016

Confira mais informações no site oficial: www.sbgg.org.br/concursoredacao

Fundada em 16 de maio de 1961, a SBGG é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne especialistas de todo o Brasil e é o braço de geriatria e gerontologia da Associação Médica Brasileira (AMB), instituição que reúne as 54 sociedades de especialidades médicas. Com aproximadamente 2.700 associados, atualmente a entidade é composta por 18 seções estaduais. Além da AMB a Sociedade é filiada à International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG), entidade que congrega instituições de cinco regiões do mundo: África; Ásia/Oceania; Europa; América do Norte e América do Sul.  Mais informações www.sbgg.org.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBGG lança concurso nacional de redação “Como eu quero envelhecer”"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *