SBC vacina 10 mil contra a Covid e supera 84% de doses aplicadas

120 0

Força-tarefa da rede de Saúde do município garantiu a imunização de 100% dos públicos-alvo de idosos em ILPIs e indígenas         

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo chegou ao quarto dia de vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (22/01), com aplicação de mais de 10 mil doses do imunizante em profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e indígenas. Com isso, o município superou a marca de 84% de aplicação das 11.840 doses recebidas do governo estadual. A projeção é concluir as vacinações na próxima segunda-feira (25/01), contemplando profissionais que estavam em folgas ou em troca de turnos.

Desde a chegada do primeiro lote da Coronavac – vacina produzida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac – no último dia 19, a Prefeitura vem realizando uma força-tarefa conjunta, que envolve todos os departamentos da rede de Saúde, para que as doses sejam distribuídas e aplicadas nos grupos prioritários, o mais rápido possível. O trabalho garantiu a imunização de 100% dos públicos-alvo de idosos em ILPIs e indígenas.

Nesta sexta-feira, também foi concluída a vacinação de todos os profissionais do Hospital Anchieta – primeiro equipamento da rede a ter a estrutura modernizada para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. Receberam a primeira dose médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, bem como os profissionais terceirizados (segurança, limpeza e cozinha), que atuam no equipamento de linha de frente, que oferta 100 leitos para pacientes do novo Coronavírus, sendo 81 de enfermaria e 19 de UTI.

A auxiliar de cozinha, Maria do Carmo Marchezoni, de 53 anos, foi uma das primeiras de seu setor a receber a dose do imunizante. Ela relatou que a sensação é de dever cumprido. “Valeu a pena toda a prevenção e distanciamento destes meses. Não vejo a hora de tomar a segunda dose para proteger meus familiares”, declarou.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, há grande esforço para que as vacinas cumpram seu propósito de salvar vidas e controlar a transmissão do vírus. “Embora o primeiro lote enviado seja insuficiente, estamos muito otimistas com a aprovação por parte da Anvisa do uso emergencial do 2º lote da Coronavac. Isso nos dá a certeza de que iremos conseguir vacinar todos nossos profissionais de Saúde”, informou o prefeito Orlando Morando.

DEMAIS EQUIPAMENTOS – Os funcionários das Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA), Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos que atuam como portas de entrada dos casos suspeitos de Coronavírus, também estão sendo vacinados.

“Quando um paciente sente os primeiros sintomas, ou tem alguma emergência, ele é atendido por um destes três equipamentos. As UBSs, inclusive, foram adaptadas, neste período de pandemia, com uma sala exclusiva de triagem de Covid-19. Portanto, além dos nossos profissionais de Saúde, que estão atuando no nosso Complexo Hospitalar, a imunização destas equipes se faz necessária”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC vacina 10 mil contra a Covid e supera 84% de doses aplicadas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *