SBC testa sistema semafórico solar para minimizar o furto de cabos

51 0

Equipamento foi instalado no cruzamento das Avs. Lions e Lauro Gomes sem custos; administração registra furto de 2 quilômetros de fiação desde 2018

Texto: Natália Fernandes – Crédito-foto: Ricardo Cassin (PMSBC)

Da Redação – Na tentativa de solucionar problema comum às grandes cidades, o furto de cabos de energia que alimentam os semáforos, a Prefeitura de São Bernardo testa tecnologia inédita no Grande ABC. Trata-se de sistema semafórico movido à energia solar, que permite eliminar os fios, alvo dos criminosos devido ao cobre presente em sua composição, e, dessa forma garantir autonomia dos equipamentos por até 72 horas, com controle via celular.

O sistema pioneiro foi instalado no cruzamento das Avenidas Lions e Lauro Gomes, na Vila Vivaldi, um dos pontos mais afetados pelo furto de cabos de energia na cidade. A expectativa é a de que a ferramenta funcione em caráter experimental durante 60 dias. A alternativa é fruto de parceria com a empresa Trânsito Certo, sem custos aos cofres municipais.

O prefeito Orlando Morando destaca que o objetivo da medida é fazer uso da tecnologia como aliada no monitoramento do trânsito ao mesmo tempo em que visa coibir a criminalidade. “Estamos atentos às necessidades do município e trabalhando incansavelmente para garantir a segurança da nossa população. Parcerias com a iniciativa privada, ainda mais quando não geram custos à administração, são fundamentais para o avanço da cidade”, diz o chefe do Executivo.

Levantamento feito pela administração do prefeito Orlando Morando mostra que, desde maio de 2018, foram furtados cerca de 2 quilômetros de cabos de energia usados para o abastecimento de semáforos no município, um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão à Prefeitura.

Além do cruzamento das Avenidas Lions e Lauro Gomes, a Rua dos Vianas e a Rua Luiz Pequini estão entre as áreas mais vulneráveis para a prática criminosa no município. Os fios e cabos são visados pelo crime devido ao cobre presente em seu interior, que pode ser revendido em pontos ilegais.

O sistema semafórico solar fixo tem como características a autonomia do sistema por até 72 horas, o que permite com que os faróis permaneçam acesos mesmo em casos de queda de energia; tempo de recarga de até 24 horas; controlador de quatro fases; operação em modo manual ou automático; comunicação entre grupos sem fio, além de ser uma energia mais sustentável.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC testa sistema semafórico solar para minimizar o furto de cabos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *