SBC sedia a 2ª edição do Festival do Cambuci neste fim de semana

410 0

Com objetivo de valorizar o potencial gastronômico e cultural da fruta, evento será realizado das 10h às 18h, no Parque Salvador Arena

Texto: Carla de Gragnani – Foto: Divulgação/PMSBC

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo promove neste fim de semana (04 e 05/05), o 2º Festival do Cambuci da cidade, que visa valorizar o potencial gastronômico e cultural deste fruto típico do bioma da Mata Atlântica.

Previsto no Plano Diretor de Turismo do município, o evento é destinado para toda a família, com atividades voltadas à conscientização ambiental e à alimentação saudável, além de fomento ao fluxo turístico em São Bernardo, que acaba de conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT). O festival acontece das 10h às 18h, no Parque Municipal Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos, com entrada gratuita.

A programação do evento incluirá diversas atrações culturais, gastronômicas e educativas, como a Tenda do Cambuci, que trará apresentações de coral, ballet, dança folclórica, teatro, equi-do, taiko, banda, arte circense e outros. Outro atrativo do festival será a Casa do Cambuci, que disponibilizará aulas de gastronomia, com degustação, palestras, rodas de conversa sobre sustentabilidade e biodiversidade, oficina de artesanato e muito mais.

Além disso, importantes produtores, como a Up Cambuci (União dos Pequenos Produtores de Cambuci) e a Rota do Cambuci, também estarão presentes com suas barracas de produtos feitos à base do fruto, para degustações e produtos à venda. No local, haverá ainda uma Praça de Alimentação com vendas revertidas para as instituições assistenciais vinculadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) da cidade.

“Estamos dando início à segunda edição de mais uma ação exitosa de fomento ao turismo. O objetivo é diversificar as atividades de apelo turístico, exaltando outras vertentes com forte potencial de atração de visitantes, além do nosso já consagrado Turismo Industrial. Paralelamente, estamos valorizando este alimento e seus pequenos produtores”, destacou o prefeito Orlando Morando. A primeira edição do festival, realizada em setembro de 2018, contabilizou a presença de cerca de 5 mil pessoas.

A Rota do Cambuci é uma estratégia de conservação da Mata Atlântica aliada à produção familiar em bases agroecológicas, que promove o cultivo e a comercialização do fruto de forma sustentável. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bernardo, com participação da Up Cambuci, da unidade são-bernardense do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da escola de gastronomia Sabor e Saber Gastronomia Tomazoni.

Cidade do Turismo – São Bernardo é a primeira cidade da região metropolitana a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT), o que garante o repasse de recursos para o fomento do setor. Um dos projetos apresentados para recebimento do aporte está a revitalização e ampliação do Centro de Informações Turísticas (CIT) e da implantação do Gabinete do Prefeito Mirim do Parque Cidade da Criança. Ambos ficarão sediados no local, que é o primeiro parque temático do Brasil.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC sedia a 2ª edição do Festival do Cambuci neste fim de semana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *