SBC retira 362t de entulho de estações elevatórias e reduz impacto das chuvas

58 0

Prefeito Orlando Morando esteve nesta sexta-feira (22/01) no reservatório da Vila Helena acompanhado de moradores para conferir operação da estação

Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – Em continuidade às ações preventivas de combate às enchentes, a Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta semana mais uma frente de trabalho para manutenção e limpeza de reservatórios do município. Nos últimos seis meses, mais de 362 toneladas de lixo e entulho foram removidas das sete estações elevatórias espalhadas pela cidade. Os serviços promovidos nestes equipamentos têm reduzido significativamente os impactos das fortes chuvas de verão, permitindo assim o controle e a prevenção de inundações em todo o território do município.

Na manhã desta sexta-feira (22/01), o prefeito Orlando Morando esteve na Estação Elevatória da Vila Helena, na região da Vivaldi/ Rudge Ramos, para conferir de perto o trabalho realizado por profissionais da Prefeitura. Ao lado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, o chefe do Executivo percorreu o reservatório e aproveitou a oportunidade para conversar com moradores que residem no entorno.

“Este trabalho preventivo, iniciado ainda no segundo semestre do ano passado, tem sido fundamental para que nossa equipe reduza os impactos das fortes chuvas típicas desta época do ano. Uma ação que evita ocorrências de enchentes, permite o pleno funcionamento do nosso sistema de drenagem, mas, acima de tudo, garante mais segurança e tranquilidade à nossa população”, afirmou Morando.

A avaliação é compartilhada pelos próprios moradores que vivem no entorno destes equipamentos. É o caso do Valmir Ventura, de 59 anos, um dos líderes do Observatório Rudge Ramos – Cidadania Voluntária. A entidade composta por moradores do Rudge Ramos e da Vila Vivaldi é responsável desde o ano passado por apoiar a Prefeitura na fiscalização da limpeza de reservatórios da cidade.

“O ano de 2020 foi muito importante para nós, pois tivemos mais de 30 demandas atendidas pela Prefeitura de São Bernardo, no que diz respeito à manutenção e zeladoria dos reservatórios da região. Isso nos dá mais tranquilidade e serenidade durante o período de fortes chuvas, tendo em vista que as estações estão em pleno funcionamento”, destacou.

TRABALHO PREVENTIVO – Em São Bernardo, a Secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela limpeza urbana, manutenção e desassoreamento das sete estações elevatórias da cidade, entre outras atribuições. Essas equipes promovem regularmente a retirada de detritos das margens e da extensão das estações elevatórias e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e evite a proliferação de doenças.  Os serviços preventivos também fazem parte da Operação Pé D’Água.

A microdrenagem manual e mecanizada tem o objetivo ainda de desobstruir galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade.

O sistema de combate às enchentes de responsabilidade da Prefeitura de São Bernardo é composto por sete elevatórias, são elas: Vila Vivaldi, Vila Helena, Rio Claro, Nelson Patrizzi, Jacquey, Nacional/Ipiranga e, por último, o Piscinão do Paço.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC retira 362t de entulho de estações elevatórias e reduz impacto das chuvas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *