SBC promove curso de enriquecimento ambiental para técnicos de zoos

665 0

Da Redação – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais do Zoológico municipal, a Prefeitura de São Bernardo promove, entre os dias 22 e 25, o Curso Internacional de Enriquecimento Ambiental, voltado para técnicos do zoo e representantes de outras entidades. No total, são esperadas cerca de 20 pessoas.

Enriquecimento ambiental é um processo dinâmico para melhorar os espaços onde os animais vivem, levando em consideração seu comportamento e história. A ideia é fazer mudanças no ambiente e na forma como os animais são tratados e alimentados, ampliando, assim, as possíveis escolhas e atividades oferecidas aos bichos. O objetivo é, ao incentivar o desenvolvimento natural de cada espécie, aumentar sua qualidade de vida.

O curso será ministrado por Valerie Hare, do The Shape of Enrichment, organização não governamental e sem fins lucrativos criada em 1991 que tem o objetivo de difundir e promover o enriquecimento ambiental para animais cativos ao redor do mundo. Durante as atividades, serão abordadas técnicas de enriquecimento para recintos de aves.

A carga horária de 32 horas será distribuída entre aulas teóricas e atividades práticas e a tradução para o português da palestra será concomitante e feita pela equipe técnica do zoo de São Bernardo.

A gestora do Parque Natural Municipal Estoril, Fabiane Emílio Santos, destacou que algumas técnicas de enriquecimento ambiental que já são colocadas em prática no Zoológico de São Bernardo. “Com o curso vamos aprimorar ainda mais essas atividades, além de beneficiar os animais que são alvo dessas ações”, salientou.

Entre as instituições que foram convidadas para o curso estão os Associação Mata Ciliar, Parque Ecológico do Tietê, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de técnicos dos zoológicos de Sorocaba, São Paulo, Guarulhos, São Vicente, Paulinia, Americana, entre outros.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC promove curso de enriquecimento ambiental para técnicos de zoos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *