SBC inicia inquérito epidemiológico para adultos de 18 a 49 anos

46 0

O novo estudo será aplicado em 5 mil pessoas para avaliar o comportamento e prevalência do coronavírus nesta faixa etária no município

Texto: Vivian Rossi (PMSBC)

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta segunda-feira (07/12), nova etapa do estudo epidemiológico no município, que desta vez, testará 5.000 pessoas, entre 18 e 49 anos, até o dia 15/12.

A nova ação, para avaliar o comportamento e prevalência do vírus entre munícipes desta faixa etária, está sendo realizada nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de aplicação do questionário e realização do teste sorológico, com sorteio aleatório dos participantes, método também utilizado em estudos anteriores.

Para o prefeito Orlando Morando, que lidera o Comitê de Mobilização contra COVID-19, a gestão segue focada em frear a disseminação do vírus, especialmente após o aumento no número de casos e da taxa ocupação dos leitos municipais e a reclassificação da região, de volta para a fase amarela, no Plano São Paulo, do Governo do Estado.

“Estamos empenhados em combater este vírus em nossa cidade. Investindo em ações que nos norteiem e o estudo epidemiológico tem se mostrado uma boa ferramenta para isso”, declarou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, este novo estudo contemplará principalmente as pessoas que trabalham e que eventualmente ainda não foram testadas.

“Já temos a incidência do vírus nas gestantes, nos idosos, nos alunos e profissionais de Educação. A testagem deste público nos ajudará a entender como o vírus está circulando entre os trabalhadores, que pegam ou não transporte público, tem ou não comorbidades. Após a análise dos resultados e do cruzamento de dados, teremos uma visão ainda mais ampla do que estamos enfrentando diante dessa pandemia”, explicou Dr. Geraldo.

O morador que receber a ligação da equipe de Saúde da Família deverá agendar seu teste na UBS mais próxima de sua residência. O resultado do exame será enviado por SMS, em até 72h.

“Vale reforçar que mesmo quem já tenha feito o exame em algum momento, pode participar novamente. Principalmente, porque o resultado muda rapidamente e muitas pessoas assintomáticas podem estar disseminando o coronavírus sem saber”, completou o secretário de Saúde.

TESTAGEM – Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São Bernardo já realizou mais de 170 mil testes para Covid-19. Além dos 10,8 mil profissionais da Saúde e da Segurança, todos os pacientes atendidos nas unidades de Saúde com sintomas característicos do Coronavírus são submetidos à coleta de amostras, que são encaminhadas para análise. O município testa ainda em massa idosos com comorbidades e gestantes e realizou duas ondas do inquérito sorológico na Educação.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC inicia inquérito epidemiológico para adultos de 18 a 49 anos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *