SBC inicia campanha de vacinação contra a Influenza em 27 EMEBs

69 0

Prefeito Orlando Morando acompanhou, na manhã desta segunda-feira (12/04), primeira etapa de imunização na EMEB Hygino Baptista de Lima

Texto: Natália Fernandes – Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo deu início, na manhã desta segunda-feira (12/04), à campanha de vacinação contra a Influenza. A exemplo do que já ocorreu no ano passado, a aplicação das doses está sendo realizada em 27 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município, das 9h às 15h, sem necessidade de agendamento. Nesta primeira etapa de vacinação, conforme definição do Ministério da Saúde, devem se vacinar profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto e indígenas.

O prefeito Orlando Morando acompanhou o início da campanha na EMEB Hygino Baptista de Lima, no Jardim Leblon, na manhã desta segunda-feira, ao lado do secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e da secretária da Educação, Silvia Donnini. “É muito importante que a população se proteja do vírus da gripe, principalmente neste momento de pandemia. A vacina ajuda a proteger as pessoas e, consequentemente, diminui a procura por atendimento das unidades de Saúde, que estão sobrecarregadas por conta da Covid-19”, destaca o prefeito.

Conforme explica o secretário da Saúde de São Bernardo, a vacina contra a gripe precisa ser reforçada todos os anos e é fundamental para evitar complicações da doença. Segundo ele, a escolha das EMEBs para a aplicação das doses é uma forma de evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “As EMEBs escolhidas ficam próximas às UBSs de referência de cada região. Nossa preocupação é proteger a população do risco de contaminação pela Covid-19 e da exposição a outras doenças”, observa. Geraldo Reple reforça ainda que é preciso respeitar intervalo de 15 dias no caso daqueles que já receberam a vacina contra a Covid-19.

Uma das primeiras imunizadas foi a pequena Isabela, de 4 anos. Ela estava acompanhada da mãe, Simone de Cassia Viana, e da avó, Marli Caires, 79 anos. “A vacinação é muito importante para proteger a população. Minha mãe também já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e está esperando a segunda”, comenta Simone. Para Luiz Bento Ferreira, 53 anos, pai do pequeno Igor, 4 anos, todos devem fazer a sua parte e se proteger. “Fiz questão de trazer ele logo no início da campanha”, revela o morador do bairro Ferrazópolis.

DEMAIS GRUPOS – A partir de 11 de maio, a vacinação contra a gripe será destinada aos idosos com idade a partir de 60 anos e professores, em uma segunda fase de imunização. Já a partir de 9 de junho, o público-alvo da campanha será as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medida socioeducativa.

SOLIDARIEDADE – Todas as EMEBs participantes da campanha de vacinação são postos de arrecadação de alimentos não perecíveis e integram a Campanha Vacina contra a Fome, realizada em parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e o Governo do Estado de São Paulo. A ação convida as pessoas a realizarem a doação de pelo menos um quilo de alimento não perecível no momento da vacinação para doação às pessoas mais necessitadas.

CORONAVÍRUS – São Bernardo continua avançando também na vacinação contra o Coronavírus. Teve início no último domingo (11/04) a imunização de idosos com idade a partir de 67 anos, mediante cadastro e agendamento on-line realizados no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus. A aplicação das doses está sendo feita no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.115, Parque Anchieta), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENDEREÇOS – Confira as EMEBs onde está sendo realizada a campanha de vacinação contra a gripe:

EMEB Professor Ramiro Gonçalves Fernandes (Rua Nigéria, 80)
EMEB Padre Manoel da Nobrega (Av. Padre Anchieta, 834)
EMEB Professor Otilio de Oliveira (Rua Londrina, 350)
EMEB Lourenço Filho (Rua Eunice Weaver, 70)
EMEB Maria Adelaide (Rua Senador Flaquer, 979)
EMEB Prof. Janete Mallu Betti (Rua dos Vianas)
EMEB Ariano Suassuna (Rua dos Vianas, 2.300)
EMEB Marineida Meneghelli de Lucca (Avenida Dom Pedro Alcantara, 235)
EMEB Godofredo Teixeira da Silva (Rua Giacinto Tognato)
EMEB Di Cavalcanti (Av. Fernando Ferrari, 401)
EMEB Benedito José de Moraes (Rua Flora Bulcão L. Vertemate, 110)
EMEB Hygino Baptista de Lima (Rua Abramo Luchesi, 6)
EMEB Edson Danilo Dotto (Av. Pedro Mendes 1.875)
EMEB Mauricio Caetano de Castro (Rua Alexandre Bonicio, 259)
EMEB Cassiano Ricardo (Avenida Moinho Fabrini, 680)
EMEB Flaminio de Castro Rangel (Rua Assunção, 176)
EMEB Jardim Nazareth (Rua João XXIII, 400)
EMEB Fernando Pessoa (Estrada Poney Club, 1.553)
EMEB Maria Rosa Barbosa (Rua Leonardo Martins Neto, 1.086)
EMEB Marcos Rogério da Rosa (Estrada dos Casa, 3.681)
EMEB Arlindo Miguel Teixeira (Estrada dos Alvarengas, 7.500)
EMEB José Cataldi (Rua João Gerbelli, 300)
EMEB Isidoro Batistini (Estrada Galvão Bueno, 5.085)
EMEB Antonio dos Santos Faria (Rua Irati, 11)
EMEB Prof. Suzete Aparecida de Campos (Rua Marcilio Conrado, 350)
EMEB Prof. Claudemir Gomes do Vale (Estrada da Pedra Branca, 854)
EMEB Professora Ivaneide Nogueira (Rua Iara Dié Pereira, 2.500)


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC inicia campanha de vacinação contra a Influenza em 27 EMEBs"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *