SBC imuniza mais de 8,5 mil pessoas em Dia D contra a Influenza

121 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público nesta segunda-feira (14/05) o resultado final do “Dia D” da Campanha da Influenza, realizado no último sábado (12/05), que expandiu a vacinação entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, como supermercados e shoppings centers. Ao longo do dia, 8.621 pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou o número alcançado e salientou a importância das doses. “Aproximamos os postos de vacinação das pessoas e em um único dia vacinamos muita gente. Nos postos volantes, foram mais de 1.000 pessoas. O município tem dado exemplo em ações de conscientização e mobilização para vacinações”, disse.

O secretário de Saúde do município, Dr. Geraldo Reple, também ressaltou o comprometimento do município em imunizar o máximo de pessoas. “Estamos empenhados em proteger à população. Preparamos os nossos funcionários e todos estão conscientizando à população sobre a importância da vacina. Essa simples dose pode evitar que as pessoas fiquem doentes e ameniza o vírus de todas as classificações da gripe. A prevenção e sempre muito mais eficaz do que qualquer medicamento”, salientou Reple.

Aceitação – A pedagoga Solange Maria de Oliveira, 57 anos, que residente no Centro, foi uma das pessoas que se imunizaram nos postos volantes. Acompanhada do marido, ela foi ao supermercado Coop, nas proximidades de sua casa, para fazer compras e foi surpreendida pela campanha. “Fomos muito bem atendidos pela equipe. O atendimento foi rápido e ainda recebi orientações sobre a influenza. Agora, estou indo para casa protegida”, disse a pedagoga

Já as unidades de Saúde que mais se destacaram na imunização está a UBS Vila Marchi, com 442 doses aplicadas ao longo do dia. Na sequência, registraram bons números as UBS Alves Dias (aplicação de 397 doses) e a UBS Santa Terezinha (355 imunizações).

Consolidação – Desde o início da campanha (23/04), o município já imunizou 69.204 pessoas, o que representa 41.99% da população os grupos prioritários. A campanha do Ministério da Saúde defende a vacinação de grupos prioritários. Estes grupos incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e professores (da rede pública e privada).

Para participar, basta ir até um dos postos de vacinação e apresentar um documento com foto e a carteirinha. As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis e os portadores de doenças crônicas, também devem apresentar um laudo médico. O horário de funcionamento das UBS será das 7h às 17h.

Ação continuada – Além da imunização, a Prefeitura realizou verificação de lesões bucais. Essas avaliações foram realizadas nas UBS, por dentistas. Ao final do dia, foi registrada a avaliação em 2.751 pessoas, sendo que destas, 176 pacientes encaminhadas para os CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas), com o objetivo de iniciar o tratamento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC imuniza mais de 8,5 mil pessoas em Dia D contra a Influenza"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *