SBC imuniza indígenas e idosos com vacinação contra a Covid-19

55 0

Força-tarefa estruturada pela Prefeitura prevê a aplicação de todas as 11.840 doses da Coronavac até esta sexta-feira

Texto: Natália Fernandes – Fotos: Gabriel Inamine/Ricardo Cassin (PSMBC)

Da Redação – Em continuidade ao plano municipal de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta quarta-feira (20/01), à vacinação da população indígena e dos idosos e profissionais de instituições de longa permanência públicas e privadas da cidade – grupo que totaliza 1.100 pessoas.

A expectativa é a de que todas as 11.840 doses da Coronavac, vacina produzida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, recebidas na noite da terça-feira (19/01), sejam aplicadas até esta sexta-feira (22/01).

O primeiro indígena a receber a vacina foi Edson Martins dos Santos, 24 anos, morador da aldeia Guyrapa-ju, na região do pós-balsa. Assim como ele, todos os cerca de 100 indígenas com idade superior a 18 anos residentes nas duas aldeias localizadas em São Bernardo – há ainda a Brilho do Sol-Kuaray Rexaká – serão imunizados. “A gente tinha uma expectativa grande de que essa vacina chegasse na aldeia. Tinha muito medo de perder alguém da família para essa doença. Estamos muito felizes”, ressalta Santos.

O município segue o cronograma estipulado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que determina que, nesta primeira etapa, as vacinas sejam destinadas aos profissionais da Saúde, além de idosos moradores de instituições de longa permanência e indígenas. Ao todo, os grupos somam cerca de 29,1 mil pessoas no município.

O prefeito Orlando Morando acompanhou a aplicação das doses da Coronavac tanto na aldeia indígena Guyrapa-ju quanto no Lar São Vicente de Paulo, ao lado do secretário da Saúde, Geraldo Reple Sobrinho. “Estamos realizando verdadeira força-tarefa na nossa cidade para vacinar o quanto antes o público-alvo dessa primeira fase da campanha. Todo nosso respeito ao Instituto Butantan, que proporcionou o início da vacinação contra a Covid-19 desde domingo no nosso Estado. Apesar de ser um momento de alegria e de esperança pelo fim da pandemia, não podemos baixar a guarda. É fundamental manter os cuidados necessários, como o uso de máscara e o distanciamento social”, observa o prefeito.

PROTEÇÃO À VIDA – A primeira idosa a receber a vacina contra o Coronavírus em São Bernardo foi Rosalina Nóbrega Tavares, 85 anos, uma dos 56 moradores do Lar São Vicente de Paulo, na região do Alvarenga. Emocionada, ela agradeceu o momento e já vislumbra a retomada da vida normal, com a possibilidade de receber visitas e de realizar passeios. Durante a pandemia, os encontros presenciais com familiares foram interrompidos e substituídos por ligações de vídeo.

Além do Lar São Vicente de Paulo, idosos acolhidos e funcionários que trabalham nas 13 casas de longa permanência do tipo em São Bernardo foram imunizados, totalizando 1.000 pessoas. “É fundamental proteger nossos idosos acolhidos e os profissionais que lidam diretamente com esse público. Sabemos que a população acima de 60 anos é o grupo mais vulnerável aos efeitos do Coronavírus”, ressalta Morando.

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO – São Bernardo recebeu 11.840 doses da Coronavac na terça-feira (19/01). Secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho observa que a vacina Coronavac prevê a imunização em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. Para isso, o município deverá receber novo lote de vacinas, encaminhado pelo Governo de São Paulo, para concluir o ciclo de vacinação desta primeira leva de imunizados. As doses do imunizante estão sendo distribuídas aos equipamentos de saúde voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19, incluindo as unidades privadas, para que seja realizada aplicação in loco dos profissionais.

Link para fotos e vídeos:

https://drive.google.com/drive/folders/1vZ9omMQJSco4iyk1Nm6Gd8_mQ445NYIW

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC imuniza indígenas e idosos com vacinação contra a Covid-19"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *