SBC firma parceria para projetos na área de saneamento

918 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinou, nesta quarta-feira (9), documento que formaliza parceria entre o poder público municipal, o Iclei (sigla em inglês para Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) – Governos Locais pela Sustentabilidade e a embaixada britânica. O objetivo é implementar na cidade o projeto ‘Soluções Inovadoras para Esgotamento Sanitário’.

Como o nome sugere, a iniciativa visa estabelecer diretrizes que conduzam a uma gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos da cidade e identifique, ao mesmo tempo, as principais vulnerabilidades, gargalos e oportunidades para inovação e aumento da eficiência na administração desse recurso. A parceria também envolve a Sabesp, responsável pela saneamento no município.

O governo britânico disponibilizou 41 mil libras para viabilizar a parceria, que envolve e elaboração de estudos técnicos. Um relatório de diretrizes, que deve ficar pronto em dezembro, já está sendo produzido e vai apoiar a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O relatório irá apontar possibilidades como a produção e uso de biogás em estações de tratamento de esgotos; reciclagem da água a partir de efluentes tratados; e o tratamento de esgotos sanitários por zonas úmidas.

Na próxima semana, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Flávio Souto Casarini Júnior, irá conhecer projetos já em execução em quatro cidades britânicas (Londres, Leeds, Bristol e Birmingham), como estações de tratamento de resíduos e de água, que poderão servir de modelo para São Bernardo.

“Para nós, essa troca de experiências será muito importante, porque no pós-balsa há regiões sem tratamento de esgoto. Temos planos de, junto com a Sabesp, que é responsável por esse serviço, viabilizar estações de tratamento. Todos sabem que estamos com problema no abastecimento e tratar água da Represa Billings será extremamente importante”, avaliou o secretário de gestão ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano.

Durante a cerimônia, Luiz Marinho desejou sorte à parceria. “Agradecemos a possibilidade dessa parceria. É algo que certamente vai acrescentar muito ao nosso projeto de sustentabilidade e espero que sirva de modelo para outras cidades.”

Conforme explicou a gerente de projetos do Iclei, Sophia Picarelli, outras cidades, entre elas Recife, foram procuradas para a parceria. São Bernardo foi escolhia por já contar com um projeto de sustentabilidade ambiental e porque foi a que mais demonstrou interesse em aprimorá-lo e conhecer as experiências dos britânicos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC firma parceria para projetos na área de saneamento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *