SBC faz seminário para discutir nova política de Educação Ambiental

102 0

Texto: Carla de Gragnani – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Com o objetivo de discutir novos modelos de Educação Ambiental, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Gestão Ambiental, promoveu nesta quarta-feira (23/05) o seminário “Construindo a Política Municipal de Educação Ambiental”, na biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Idealizada pela secretaria de Gestão Ambiental, a atividade tem como meta debater a aplicabilidade da uma nova política pública para o meio ambiente, que traga resultados concretos para São Bernardo – cujo território está situado, majoritariamente, em área de proteção.

O evento foi aberto pelo prefeito Orlando Morando, pelo responsável pela pasta de Gestão Ambiental, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca, além de representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente. Em seu discurso, o chefe do Executivo defendeu a adoção de modelos permanentes e transversais de educação ambiental, por meio de ação conjunta entre as secretarias de Gestão Ambiental e de Educação.

“Temos um exército de formadores de opinião em nossa rede municipal. Essa formação ambiental ainda na infância é uma ferramenta incomparável, cujos resultados têm efeitos duradouros e que se eternizam em um processo que se renova a cada geração. Com este seminário não queremos ficar apenas no discurso, mas buscar soluções concretas, que ajudem a cidade a preservar sua área de manancial e a represa Billings”, destacou Morando.

Para ajudar a formular um documento que norteie as ações de Educação Ambiental desenvolvidas municipalmente, a Prefeitura também disponibilizará entre esta quarta-feira (23/05) e o próximo dia 30 de junho consulta pública sobre a minuta que trata do tema, além de coleta de sugestões, por meio do link.

O documento foi concebido em consonância com princípios e objetivos de Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (Encea), a Política Estadual de Educação Ambiental. “Estamos dando início a uma nova política de Educação Ambiental com ampla colaboração popular. Já realizamos reuniões internas muito frutíferas para a formulação da minuta, com participação efusiva dos servidores destacados por cada secretaria, que trouxeram uma percepção híbrida, como integrantes do poder públicos e, principalmente, cidadãos”, disse Pagliuca.

Entre os palestrantes convidados para o seminário está a assessora da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) da secretaria estadual de Meio Ambiente, Márcia Nascimento; o especialista ambiental da secretaria estadual de Meio Ambiente, Rodrigo Machado; a diretora de Gestão Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento de Santo André (Semasa), Eriane Justo Luiz Savóia e a promotora de Justiça do Meio Ambiente de São Bernardo, Dr. Regina Célia Damasceno.

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC faz seminário para discutir nova política de Educação Ambiental"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *