SBC encaminha para reaproveitamento 350 toneladas/mês de madeira

1388 0

Da Redação – Iniciado em setembro do ano passado, o serviço de recolhimento de madeira da Operação Bota-Fora da Prefeitura de São Bernardo do Campo encaminha para reaproveitamento cerca de 350 toneladas/mês do material. O serviço é desenvolvido em parceria entre a SBC Valorização de Resíduos, concessionária do serviço de limpeza, e as empresas Made Vila e Eucatex, que fornecem as caçambas para o acondicionamento. Elas mesmas fazem a retirada e negociam a venda com segmentos da indústria (caldeiras) e do comércio, como padarias e pizzarias que usam forno a lenha.

Todo o material recolhido, como pontaletes, caibros, portas e gavetas de guarda-roupas e armários, entre outros, é levado por caminhões para seis (Divinéia, Três Marias, Rudge Ramos, Montanhão, Bairro dos Casa e Batistini) dos 11 ecopontos existentes na cidade. É para esses locais que a população também leva o que está sendo descartado.

Foi o que ocorreu com o autônomo José Roberto Santos da Silva, 38 anos, morador do Bairro Planalto. Ele perdeu a data em que o caminhão da Operação Bota-Fora passa em seu bairro e teve de se encaminhar até o ecoponto do Bairro dos Casa (Estrada dos Casa, 687) para descartar gavetas de uma cômoda. “Foi uma iniciativa excelente da Prefeitura. Agora ninguém tem mais desculpas para jogar nas calçadas e terrenos baldios, o que pode gerar acúmulo de água e doenças como a dengue.”

O secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, destacou a importância da participação das pessoas no processo. “Antes não existia reciclagem de madeira, porque era mais fácil descartar e comprar uma nova. Com a instalação dos ecopontos, discutimos com empresas para que as mesmas retirem sem nenhum custo e comecem a reciclar a matéria-prima. A colaboração dos moradores nesse processo é fundamental para que haja o descarte correto e se evite o acúmulo de entulho nas ruas e calçadas.”

Operação Bota-Fora – Todo início de ano a Prefeitura distribui um calendário na cidade com as datas do recolhimento, feito quatro vezes ao ano. Além de madeiras, a população pode encaminhar móveis, sofás, fogões, geladeiras, colchões, materiais recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) e resíduos da construção civil para os ecopontos. Não são recolhidos latas de tinta, paletes de madeira e telhas de amianto.

Para usar o serviço, o morador precisa apenas ficar atento às datas de recolhimento e fazer o descarte na noite anterior à circulação dos caminhões no bairro. O calendário de recolhimento da Operação Bota-Fora está disponível no portal da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou no endereço www.sbclimpeza.com.br. Já o endereço dos ecopontos pode ser conferido no link www.sbcvr.com.br/cidadao-localizacao-dos-ecopontos.

Total 1 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC encaminha para reaproveitamento 350 toneladas/mês de madeira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *