SBC efetiva 3,1 mil consultas no Dia D para a Saúde da Mulher

60 0

Município ofereceu exames de prevenção de câncer de colo de útero e mama, nas 34 UBSs, ação fez parte do calendário do Outubro Rosa

Texto: Vivian Sena (PMSBC)

Da Redação – Como parte da campanha do Outubro Rosa, realizada nacionalmente com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do autocuidado, além de compartilhar informações sobre as doenças, a Prefeitura de São Bernardo abriu as portas, no último sábado (05/10), de todas as 34 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, com oferta de exames de prevenção de câncer de colo de útero e mama para todas as mulheres.

Durante o Dia “D” para a Saúde da Mulher, mais de 3.000 consultas foram efetivadas. Sendo 2.158 coletas de Papanicolau e 992 mamografias. “Nosso objetivo é o diagnóstico precoce para oferecer o tratamento adequado e o maior percentual de cura para todas as pacientes”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Além dos exames preventivos, as mulheres participaram de grupos de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e testes rápidos. Os atendimentos foram realizados sem necessidade de agendamento prévio, por meio de demanda livre. Os casos com algum tipo de alteração, foram encaminhados para iniciar tratamento no Centro de Atenção e Integral à Saúde da Mulher (CAISM), local de referência do município nestes diagnósticos.

USUÁRIA – Maria das Graças Mantovani, 53 anos, foi até a UBS do Alvarenga e se surpreendeu com a rapidez do atendimento. “Eu fui muito bem atendida, inclusive, pelo próprio médico que já me atende na unidade. O que achei ótimo, porque aproveite para tirar minhas dúvidas sobre o resultado. Valeu a pena”, comentou a moradora.

Ao longo de todo o mês, as 34 UBSs da cidade também contarão com programação especial em alusão ao Outubro Rosa, com oferta de atividades educativas, nutrição, beleza, coral, dança, automassagem, alongamento, limpeza de pele, entre outros. A programação do mês deve ser consultada na própria unidade referência.

PREVENÇÃO – Médico ginecologista e secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explicou que a mulher deve procurar uma unidade de Saúde, sempre que suspeitar de qualquer alteração. “O autoexame ainda é importante, mas é fundamental que a paciente procure uma UBS e informe ao médico todos os sintomas. Não apenas nos casos de prevenção de câncer de colo de útero e mama, mas para os demais exames de rotina”, explicou Dr. Geraldo.

DIAGNÓSTICO – O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 29% dos novos casos a cada ano no País. Além das atividades do Outubro Rosa, São Bernardo realiza atendimentos de prevenção à doença ao longo de todo o ano, por meio de sua rede especializada. Por mês, são ofertados cerca de 2.500 exames preventivos, dos quais foram 163 casos positivos e em tratamento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC efetiva 3,1 mil consultas no Dia D para a Saúde da Mulher"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *