SBC e Estado entregam reforma da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes

141 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo inaugurou, nesta terça-feira (8), as novas instalações da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise/SIG), na Vila Marlene/bairro Jardim do Mar. A unidade da Polícia Civil passou por reforma completa – com custos compartilhados entre Prefeitura e Estado – passando a contar com novas celas para menores e de custódia temporária, espaço para armazenamento de equipamentos, além de outras melhorias que visam oferecer melhores condições de trabalho aos cerca de 50 policiais destacados para atuar no espaço, sendo dois delegados.

A modernização da seccional foi promovida por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. De acordo com o prefeito Orlando Morando, esta união de forças está alinhada ao compromisso assumido durante a campanha, baseado no trabalho conjunto entre município e Estado para combate ao crime. “A Prefeitura não pode ficar empurrando o problema da segurança para o Estado, mas unir forças e trabalhar. É o que estamos fazendo com o ‘Noite Tranquila’, por exemplo”, destacou o chefe do Executivo.

A inauguração da delegacia também foi acompanhada pelo secretário estadual de Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, e seu adjunto, Sérgio Turro Sobrane, além do comandante Geral da PM no ABC, Coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, do delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Youssef Abou Chahin, do delegado da seccional de Polícia de São Bernardo, Aldo Galeano Junior, e do delegado titular da Dise/SIG São Bernardo, José Eduardo Jorge.

O convênio entre entes se baseia no compartilhamento dos gastos para manutenção do espaço. A Prefeitura se responsabiliza pelo custeio do imóvel, situado em posição estratégica, enquanto o Estado fornece equipamentos e demais recursos para manutenção.

“A instalação desse prédio dá a demonstração prática da cooperação entre Prefeitura e a Polícia Civil e traz a oportunidade para que nossos policiais continuem desempenhando trabalho de qualidade no ABC”, informou Mágino. Já o delegado da seccional de Polícia de São Bernardo salientou o papel estratégico da delegacia na troca de informações voltadas à apreensão de entorpecentes e identificação e captura de quadrilhas.

Gamesp – Também nesta terça-feira, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, na qualidade de presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, oficializou junto com o secretário estadual de Segurança Pública a restituição do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp), que vai atuar no alinhamento de políticas relacionadas à área, em conjunto com as demais forças policiais –Militar, Civil, além das Guardas Civis Municipais (GCM) da região.

O encontro foi realizado no salão nobre do Paço de São Bernardo e contou com a presença de demais prefeitos do Grande ABC, autoridades do governo do Estado, da prefeitura da Capital, além de secretários e vereadores das sete cidades. A retomada do Gamesp, como uma das principais ferramentas de auxílio no combate à violência e criminalidade, foi mais um compromisso honrado pela atual gestão do Consórcio, que pautou a reivindicação em janeiro.

“O Gamesp é uma proposta muito boa, que foi deixada de lado pelos antigos gestores da região, e que nós pautamos e nos esforçamos, dentro do Consórcio, para viabilizar. A segurança é um dos setores que mais exige um trabalho intensificado de cada gestor público e, hoje, mais um passo foi dado para novos mecanismos de combate à violência. Um encontro bastante positivo e que deixa um otimismo de que novas integrações possam ser oficializadas sob este aspecto”, destacou Morando.

O Gamesp ficará sob a coordenação do secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Sérgio Turra Sobrane. “Para nós do governo do Estado é um mecanismo que auxilia a integração e ação conjunta para o trabalho em prol da sociedade”, destacou o secretário Mágino.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC e Estado entregam reforma da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *