SBC destaca engajamento cívico com crianças no Infância Cidadã

82 0

Texto: Humberto Domiciano – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Da Redação – Estimular a cidadania e a participação democrática dos alunos da rede municipal de São Bernardo são os principais objetivos do Programa Infância Cidadã, que realizou nesta quinta-feira (1º/11) uma atividade na EMEB Geraldo Hypólito, localizada no Jardim do Mar.

O prefeito Orlando Morando foi recepcionado por três alunos do Conselho Mirim da unidade e iniciou a visita percorrendo as salas de aula. Na sequência, o chefe do Executivo passou pela quadra, refeitório e laboratórios de informática.

Para o prefeito, o encontro foi positivo e ressalta a importância da cidadania aos alunos. “Foi uma reunião boa, produtiva e colhemos boas sugestões, críticas e elogios também. Com o Infância Cidadã estamos percorrendo a rede municipal, dando oportunidade e voz aos nossos alunos”, destacou.

A reunião com os alunos começou com o prefeito explicando aos alunos quais as atribuições do cargo e sobre como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu questões formuladas pelas crianças.

Na visão da secretária de Educação, Silvia Donnini, o Infância Cidadã complementa o processo educativo dos alunos da rede municipal. “A formação escolar vai além do ensino das disciplinas e de um bom resultado nas avaliações. O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. O Infância Cidadã está atento a esse panorama”, comentou.

Durante a visita, o prefeito também conheceu a primeira sala de aprendizagem criativa do município, um laboratório que conta com oficina que possui ferramentas como martelo, chaves de fenda e bancadas de trabalho. Entre os materiais que serão utilizados em atividades de montagem e desmontagem estão a sucata, os recicláveis e o lixo eletrônico.

Com o apoio da comunidade do entorno da escola, dos pais de alunos e o auxílio da Administração, a unidade escolar estruturou o espaço, que oferecerá conteúdos atrelados ao currículo aplicado nas aulas diárias.

PROGRAMA – No âmbito do projeto Infância Cidadã, pelo menos 15 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal inscritas no sistema da secretaria fazem, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar.

No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.

O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.

Ao final do encontro, o prefeito oferece para cada conselheiro um broche da cidade e recebe, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estenderá também para a secretária de Educação, que acompanha a ação.

Em seu lançamento, no mês de agosto, a iniciativa teve como ação a visita, ao gabinete do prefeito, de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa.

Também participaram do programa as EMEBs Maurício Caetano de Castro II, Prefeito Aldino Pinotti, André Ferreira e Flamínio Araújo de Castro Rangel.

SOBRE A ESCOLA – Geraldo Hypólito foi diretor de ensino em São Bernardo e atuou diretamente na antiga escola EEPG Estrada do Mar, que foi municipalizada em 1999 e ganhou a atual denominação.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC destaca engajamento cívico com crianças no Infância Cidadã"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *