SBC celebra Dia Internacional da Mulher com ampla programação em março

609 0

Da Redação – O Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8, será lembrado em São Bernardo com ampla programação durante o mês de março. O calendário especial de atividades, preparado pelo Grupo Intersecretarial de Políticas Afirmativas da Prefeitura, visa mostrar os diversos papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade e valorizar a contribuição feminina para a construção da história no mundo, no país e na cidade.

Ao longo do mês, a população feminina poderá mostrar seu talento desenvolvendo livremente poesias, contos, crônicas, histórias, desenhos, músicas e danças que façam referência ao seguinte tema: “Política, um caso de Luta e Poesia para as Mulheres”.

As interessadas em participar poderão mandar seus trabalhos para o seguinte e-mail: somos.mulheres@saobernardo.sp.gov.br. As selecionadas apresentarão suas criações na cerimônia de encerramento das atividades, no Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini, 50, no Paço Municipal). O regulamento e a programação com todas as atividades podem ser conferidos no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).

A abertura das atividades será no próprio dia 8, às 18h, no Centro de Referência do Idoso – CRI (Avenida Redenção, 271, Jardim do Mar). Na ocasião, mulheres de diversos segmentos sociais vão falar sobre o significado do dia dedicado a elas e a importância das políticas públicas em suas vidas.

As atividades comemorativas vão acontecer nas 20 regiões em que a cidade é dividida para as plenárias do Orçamento Participativo (OP). Tais atividades serão organizadas pelas próprias mulheres nas mais diferentes linguagens, como teatro, dança e vídeo.

Em São Bernardo, o Grupo Intersecretarial discute e elabora as políticas públicas voltadas não só à mulher, mas à comunidade como um todo.

O Dia Internacional da Mulher é uma data em que as mulheres, em várias partes do mundo, vão às ruas para relembrar suas conquistas, reivindicar direitos de cidadãs e assegurar a igualdade entre mulheres e homens.

História – No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque (EUA), fizeram greve para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno.

Como elas ocuparam o local de trabalho, a manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas e fábrica foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC celebra Dia Internacional da Mulher com ampla programação em março"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *