SBC amplia número de vagas de cursos gratuitos de gastronomia no restaurante-escola do Cenforpe

732 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo irá ampliar, a partir de 2018, de 60 para 210 as vagas para seis cursos de educação profissional por meio de parceria celebrada com o Senac São Bernardo. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (18), no restaurante-escola do Cenforpe, no bairro Planalto, durante a formatura dos alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, o primeiro aberto por meio desse convênio, celebrado em agosto deste ano.

O ato teve a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, do secretário-adjunto da Educação, Lázaro Leão, da coordenadora da área de gastronomia do Senac São Bernardo, Simone Moraes, e demais autoridades.

Os cursos serão voltados para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), munícipes cadastrados no CTR (Centro de Trabalho e Renda) e a população em geral. Serão oferecidos cursos para atendente de lanchonete (30), copeiro (30), doceiro (30), pizzaiolo (30), auxiliar de cozinha (60) e salgadeiro (30), com inscrições gratuitas, que deverão ser abertas em janeiro de 2018.

“A melhor maneira de auxiliar o munícipe na busca de uma melhor colocação é investindo em sua capacitação profissional. Entendemos que quanto mais formação o trabalhador tenha, melhor preparado estará para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Estou muito feliz por prestigiar a formatura da primeira turma do curso de Auxiliar de Cozinha. É o resultado de uma parceria de muito sucesso, que está dando frutos com a ampliação do número de vagas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Para a coordenadora da área de gastronomia do Senac São Bernardo, Simone Moraes, o convênio firmado com a Prefeitura reafirma a responsabilidade social da instituição. “O Senac atua por meio da educação para transformar a vida das pessoas, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho. É sempre uma emoção acompanhar a formatura dos nossos alunos, capacitando-os por meio da atividade prática”, disse.

O assistente de arbitragem de futebol, Reginaldo Cordeiro de Souza, de 32 anos, não escondeu a alegria de ter conquistado uma nova profissão. “Fiz a minha inscrição neste curso por meio da EJA, precisava voltar à escola para melhorar o meu currículo. Com essa nova formação e com o curso da EJA concluído, tenho condições de buscar um novo trabalho com carteira assinada. O futebol só ficará apenas para os finais de semana”, afirmou.

A diarista Maria Nilce de Souza, de 51 anos, também fez sua inscrição por meio da EJA. Além de ter concluído o ensino fundamental, agora tem uma nova profissão. “Cozinhava o trivial em casa. Agora aprendi novas técnicas e habilidades que me deixarão capacitada para buscar um novo trabalho e aumentar a minha renda”, finalizou.

Masterclass – O Senac desenvolveu uma atividade prática para os alunos formandos com o nome de masterclass. Eles preparam seis pratos (duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas) para serem saboreados pelos proprietários de dois estabelecimentos tradicionais da cidade: Marli Sanchez, proprietária do Restaurante Praiano – O Rei do Abadejo, que fica no Riacho Grande, e Jair Baltuilhe Filho, gerente do Twin Towers Flat, além do secretário Minami, e dos adjuntos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Carlos Romero, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Martini. A degustação foi aprovada por todos os participantes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC amplia número de vagas de cursos gratuitos de gastronomia no restaurante-escola do Cenforpe"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *