Saúde, higiene, segurança são alvos de novo curso do Senac Santo André

641 0

Da Redação – Cursos técnicos com alta empregabilidade têm despertado o interesse de jovens e adultos que buscam estabilidade profissional. Pensando nisso, o Senac Santo André abriu três novas turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho, somando mais de 120 vagas disponíveis.

“O técnico em segurança do trabalho é um profissional valorizado devido ao amplo campo de atuação: indústria, construção civil, comércio, saúde e grandes corporações. Além disso, a presença deste profissional na empresa está prevista em lei, ou seja, as portas de emprego estarão sempre abertas”, afirma Mauricio Carvalhinhos, coordenador da área de segurança e saúde no trabalho do Senac Santo André, instituição que oferta o curso no segmento há mais de uma década.

Segundo o especialista, o mercado de trabalho busca um profissional eclético, que domine as normas técnicas, os procedimentos de segurança e as questões envolvendo saúde e higiene. A atuação do técnico através de uma auxilia na redução da incidência de acidentes de trabalho, minimizando danos aos trabalhadores, às empresas e ao Orçamento da União.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2008 e 2013, foram empregados mais de RS$ 50 bilhões com gastos previdenciários pagos pelo INSS (auxílio-doença ou acidente, pensão por morte e aposentadoria por invalidez). Último dado divulgado pelo Ministério, em 2013, informa que a taxa de mortalidade por acidentes e doenças do trabalho foi de 6,5 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Durante os anos de 1998 e 2013, ocorreram 14.5 milhões de acidentes e doenças no trabalho no Brasil, enquanto que, entre 1996 e 2011, foram notificadas mais de 47.5 mil mortes no trabalho.

Formação e Regulamentação da Profissão – A profissão do técnico em segurança do trabalho é regulamentada pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, e o profissional compõe a equipe de segurança do trabalho (que é formada por Engenheiro, Médico, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem). A quantidade dos profissionais da equipe de segurança do trabalho depende do grau de risco e da quantidade de funcionários na empresa, definida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) previsto na NR 4.

Atuação – O técnico em segurança do trabalho opera na prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais (como o contato com agentes químicos ou biológicos, eletricidade, ferramentas, armazenamento e transporte de materiais). No dia a dia ele desenvolve programas de treinamento e procedimentos de segurança que estimulam a preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais a fim de eliminar riscos.

Durante o curso do Senac Santo André, o aluno desenvolverá habilidades de comunicação, gerenciamento de equipe e empreendedorismo. Para mais informações sobre pré-requisitos e inscrições, consulte o Portal Senac: www.sp.senac.br/santoandre, também pelo telefone (11) 2842-8300 ou pessoalmente na unidade.

Serviço – Técnico em Segurança do Trabalho – Inscrições abertas, no Senac Santo André (Av. Ramiro Colleoni, 110 – Centro. Santo André – SP) Telefone: (11) 2842-8300. Próximas turmas
Início: 06/06/2016 e término: 15/3/2018 (noite)
Início: 11/07/2016 e término: 10/11/2017 (manhã) * Valor promocional

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Saúde, higiene, segurança são alvos de novo curso do Senac Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *