Saúde de São Bernardo promove Campanha Fique Sabendo

876 0

Da Redação – Ocorre em São Bernardo, até 1º de dezembro, a Campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo ampliar a oferta de testes rápidos para a detecção do vírus HIV. A ação, realizada em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Hospital de Clínicas Municipal.

Para intensificar a importância da realização dos testes rápidos, equipes de saúde também estão percorrendo 25 empresas do município para divulgar medidas para prevenir a contaminação pela Aids, como usar preservativos nas relações sexuais e evitar o compartilhamento de seringas e agulhas.

A expectativa é que neste ano sejam realizados cerca de 2 mil testes rápidos – 500 a mais que no ano passado. “A ideia é divulgar o serviço e orientar as pessoas sobre as formas de prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis”, destacou a responsável pela educação permanente do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Regina Marini.

Sandra ressaltou que, hoje, há certo descuido por parte da população, principalmente entre os jovens, na prevenção do HIV. “Por haver remédios que inibem o vírus, muitos não se protegem mais. Porém, é uma doença muito perigosa e é necessário estar atento e se prevenir”, salientou.

Casos que forem diagnosticados como positivos serão encaminhados para o Programa Municipal de DST/Aids para exames complementares e inicio do tratamento.

Para fazer o exame, o interessado deve apenas apresentar documento com foto e se alimentar de forma leve. O resultado é sigiloso e obtido na hora. Nas UBSs, os testes podem ser feitos das 7h às 19h e, no CTA, das 8h às 17h.

Tratamento – No momento, 2.033 pacientes estão em tratamento contra a Aids na rede municipal de saúde de São Bernardo. Em 2014, 1.974 pacientes integravam o programa.

Neste ano, 105 pessoas que moram no município foram diagnosticadas com o vírus HIV, 79 homens e 26 mulheres. Entre os 79 homens, 36 têm entre 20 e 34 anos e 31 têm entre 35 e 49 anos. Já entre as 26 mulheres, 11 estão na faixa etária entre 20 e 34 anos e 8 na faixa dos 35 aos 49 anos. De janeiro até o último dia 5 foram registrados 23 óbitos em decorrência da Aids.

Além dos testes rápidos, a rede municipal de Saúde oferece o procedimento de Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP), ação emergencial para evitar novas infecções pelo vírus.

Nos casos de relações sexuais de risco – quando o parceiro sexual é sabidamente HIV positivo ou tem sorologia do HIV desconhecida e houve rompimento do preservativo ou sexo desprotegido – é oferecida a PEP. Diante de uma situação de risco de contato com o HIV, inicia-se o uso de medicações antiretrovirais, tratamento que poderá evitar a contaminação da pessoa exposta.

A PEP deve ser iniciada em um período máximo de 72 horas após a relação sexual e os  medicamentos devem ser usados por 28 dias consecutivos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Saúde de São Bernardo promove Campanha Fique Sabendo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *