São Caetano trabalha para melhorar desempenho dos alunos em Matemática

603 0

Da Redação – A rede municipal de ensino de São Caetano do Sul trabalha continuamente para aperfeiçoar as práticas pedagógicas de suas escolas, sempre visando melhorar o aprendizado dos alunos. Com este objetivo traçado, o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns reuniu coordenadores de área de Exatas das escolas que possuem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) para buscar alternativas que aumentem a efetividade do ensino de Matemática, uma das disciplinas mais temidas por crianças e jovens.

Os estudantes de São Caetano têm se destacado nas avaliações de desempenho em Matemática, com notas acima da média estadual e nacional, mas a Secretaria Municipal de Educação segue buscando a melhoria constante na qualidade do ensino na rede municipal. “É importante salientar que a Prefeitura desenvolve ações em todas as áreas e disciplinas para promover a qualidade de nossas escolas. Essa atuação em Matemática é mais uma estratégia”, explicou Paulo Sérgio Garcia, responsável pela Coordenação Pedagógica do Cecape.

Em relação à Matemática, os formadores do Cecape e coordenadores das escolas municipais propuseram uma série de ações visando aumentar a efetividade do ensino da disciplina, como a criação de grupos de estudos, projetos de monitoria com alunos ajudando os colegas e reforço escolar, entre outras. As escolas da rede então implantaram as sugestões que consideraram mais adequadas para suas necessidades, com resultados positivos.

Na Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Vicente Bastos foi criado o projeto Monitores em Ação, para os alunos do Fundamental II. Nele, os estudantes com maior facilidade no aprendizado da Matemática auxiliam os colegas que apresentam alguma dificuldade, num processo que gera ganhos tanto para os estudantes que aprendem com os colegas quanto para os que ensinam sob orientação dos professores. “As escolas que possuem projetos de monitoria conseguem os melhores resultados nas avaliações”, ressaltou o professor Paulo Sérgio Garcia.

Outra ação que auxilia o aprendizado dos jovens de São Caetano nas ciências exatas é a participação em diversas olimpíadas científicas, que estimulam os alunos a se dedicarem com afinco aos estudos. Para celebrar os feitos dos estudantes sulsancaetanenses, em agosto a Prefeitura fez uma homenagem aos medalhistas. “O número expressivo de premiados nas olimpíadas estaduais e nacionais mostra que nossos estudantes estão se preparando para o futuro e também comprova a qualidade de nossas escolas, equipes gestoras e educadores”, destacou a secretária de Educação, Ivone Braido Voltarelli.

Além das avaliações externas, a rede municipal promove a Prova São Caetano. O exame permite uma análise individualizada, sala a sala, do desempenho dos estudantes da cidade e, desta forma, torna-se uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento constante da qualidade de ensino em cada uma das escolas municipais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano trabalha para melhorar desempenho dos alunos em Matemática"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *