São Caetano tem Encontro de Bandas e Fanfarras neste sábado

183 0

Da Redação – No sábado (11), a partir das 13h, o Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro São José) será o palco do V Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras de São Caetano do Sul. Organizado pela Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Educação (Seeduc), o encontro é parte dos festejos de aniversário da cidade e também celebra o Dia das Bandas e Fanfarras (04/08), instituído pela lei municipal 4.506, de 13 de junho de 2007.

A apresentação terá 20 corporações musicais envolvidas, divididas em seis bandas marciais e 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos, e aproximadamente 1.000 alunos. Estima-se que o público atinja 5.000 pessoas. Nas apresentações, os alunos difundem a cultura, o civismo e o espírito de equipe.

A fanfarra é uma corporação com instrumentos de metais sem o recurso de pistos (válvulas nas cornetas que aumentam as possibilidades sonoras do grupo), chamados de instrumentos simples. Em geral, possui instrumentos de percussão e alguns de sopro. A banda marcial contém instrumentos da família dos metais e utiliza os recursos dos pistos.

Todas as bandas, musicais, marciais e fanfarras, ao se apresentarem, são obrigadas, por lei, a ter o pavilhão cívico, composto pela bandeira nacional, a do município, estandartes e guarda de honra. São Caetano do Sul conta com seis bandas marciais, uma banda musical de marcha e 14 fanfarras.

No Programa Bandas e Fanfarras, o corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão. Já o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês e pompons. Cada corporação conta com dois grupos distintos que se completam.

Os alunos que se destacam nas corporações são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal, onde têm monitoria específica para cada instrumento, participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Na parte coreográfica, os integrantes aprendem princípios de composição e desenvolvem a coordenação motora.

O programa atende alunos, ex-alunos e comunidade local. Para participar, não é necessário saber tocar qualquer instrumento ou saber dançar. As escolas municipais oferecem aulas gratuitamente aos interessados.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano tem Encontro de Bandas e Fanfarras neste sábado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *