São Caetano recebe a exposição ‘Grandes Nomes, Grandes Feitos’

1375 0

Da Redação – Anita Malfatti, Stevie Wonder e Beethoven estão entre as personalidades com deficiência que têm seus feitos históricos retratados, por meio de recursos de acessibilidade, na exposição sensorial “Grandes Nomes, Grandes Feitos”, que estará em cartaz em São Caetano do Sul entre 14 e 25 de maio.

A mostra é fruto de parceria entre a Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por intermédio do Memorial da Inclusão.

“Acreditamos que o conhecimento é a melhor forma de transformação social, e nada melhor do que compartilhar com os cidadãos do futuro, os jovens estudantes, a luta da pessoa com deficiência para garantir o seu espaço e respeito na sociedade. Apresentar personagens de grande contribuição e reconhecimento de nossa história, certamente quebrará diversos paradigmas que são associados à deficiência”, diz a secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca.

A experiência sensorial traz áudio-descrição, textos em dupla leitura (Braille e português em fonte ampliada) e instalações inspiradas no Desenho Universal (conceito pelo qual produtos e ambientes são desenvolvidos para serem usados sem necessidade de adaptação).

A exposição ocorre no saguão do Teatro Vladimir Capella, no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns”), que fica na Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona. A entrada será gratuita, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Visitações para grupos escolares devem ser agendadas na Sedef, pelos telefones 4227-7760 e 4227-7761. Haverá acessibilidade em LIBRAS.

PALESTRA – A Exposição será aberta com a palestra “Introdução à História da Deficiência”, no dia 11 de maio, às 15h, no mesmo local. A atividade, comandada pelo historiador Márcio Bustamante, será dirigida à profissionais da educação de escolas públicas e privadas do município. Estudantes universitários interessados também podem se inscrever, pelo e-mail sedef@saocaetanodosul.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

A palestra faz uma retrospectiva histórica do movimento inclusivo. Ao final, será feita visitação à mostra. É a oportunidade que os educadores e estudantes universitários  terão para conhecer o ambiente e planejar a visita dos alunos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano recebe a exposição ‘Grandes Nomes, Grandes Feitos’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *