São Caetano lança Saúde Conectada, uma nova era no diagnóstico por imagem à distância

766 0

Da Redação – Os resultados de exames na Rede Municipal de Saúde de São Caetano do Sul terão agora mais agilidade e precisão nos resultados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, na segunda-feira (30/11), o Programa Saúde Conectada, uma nova era no diagnóstico por imagem à distância. O evento que anunciou a ação foi realizado na Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), na Capital, onde já começou a funcionar a Central de Laudos do município, com médicos especialistas.

Os laudos estão deixando de ser analógicos e passarão para o formato digital, o que agilizará o processo e o recebimento na unidade onde foram realizados, que acontecerá em até 72 horas (tabela abaixo). De acordo com o contrato de gestão com a Fidi, maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do Brasil para a área pública, mensalmente, serão promovidos cerca de 18.200 laudos: raios-X (12.000), ultrassom (4.300), tomografia computadorizada (900), mamografia (700), desintometria óssea (200) e ressonância magnética (100).

A Central de Laudos terá seis profissionais especialistas para atender a demanda de São Caetano. De segunda a sexta-feira, um em corpo (manhã e tarde), um em neurologia (manhã e tarde), um para musculoesquelético, um para mamografia, um para raio-X e um para densitometria óssea. Aos fins de semana, médicos generalistas liberarão os exames de urgência.

Na oportunidade, o prefeito Paulo Pinheiro ressaltou que São Caetano será a primeira cidade do Brasil a ter a Rede Municipal de Saúde 100% conectada. “Estamos inovando e revolucionando o sistema. São aparelhos de última geração que teremos instalados até o fim de 2016. A principal vantagem da Central de Laudos é a rede interligada com os consultórios dos médicos, que trará mais rapidez nos atendimentos dos pacientes da cidade”, explicou.

“A parceria celebrada com a Fidi deixará os documentos à disposição dos médicos no sistema exclusivo da Secretaria de Saúde, podendo ser acessado o histórico sempre que necessário. Isso acarretará em economia de 30% à cidade, pois evitará as repetições desnecessárias de exames”, completou.

O investimento do Executivo na iniciativa é de R$ 800 mil mensais, com teto que pode chegar a R$ 1,1 milhão, dependendo da produção de serviços. “A Central de Laudos representa avanço muito grande, pois teremos exames de melhor qualidade, com alta definição e tecnologia de ponta, 100% digitais”, disse o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez.

Segundo o coordenador médico de urgência e emergência da pasta, Eliseu da Silva Pinheiro, existem inúmeras vantagens. “Os equipamentos digitais têm uma qualidade muito superior. As imagens podem ser ampliadas e maximizadas, coloridas e mais claras ou escuras. Ficam armazenadas por 90 dias e possuem cópia de segurança. Os médicos terão recursos para visualizar lesões menores. É uma tecnologia limpa e bastante ágil e eficiente. Os analógicos são impressos em chapas e os digitais em papel fotográfico. Proporcionará menor deslocamento possível do paciente”, observou ele.

O conselheiro fundador da Fidi, Nitamar Abdala, apontou os ganhos expressivos de logística. “No passado, tínhamos que deslocar os médicos para São Caetano ou trazer as imagens para cá. Hoje, temos um corpo clínico concentrado para dar assistência. É quase impossível, em cada hospital, de qualquer lugar do mundo, ter um radiologista específico de cada área.”

Cerca de 100 integrantes dos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs) da Terceira Idade participaram do lançamento juntamente com as autoridades. A população aprovou. “É um fato que vai melhorar o serviço de Saúde ainda mais”, concluiu Maria Quero, 71 anos, moradora da cidade. Para fazer o agendamento de exames, os munícipes devem entrar em contato na Central de Agendamento e Regulação da Saúde: (11)4223-5460.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano lança Saúde Conectada, uma nova era no diagnóstico por imagem à distância"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *