São Caetano já tem primeira UBS com prontuário eletrônico

417 0

Da Redação – Integração, agilidade e modernidade. Essas são as inovações implantadas pela Prefeitura de São Caetano do Sul para aprimorar a qualidade na prestação de serviço à população na área da Saúde. Na última semana aconteceu a inauguração do prontuário eletrônico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ângelo Antenor Zambom, no Bairro Boa Vista.

Com o novo programa, os dados dos pacientes estarão armazenados, de forma segura e confidencial, e poderão ser acessados de todas as unidades pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud). “As informações estarão integradas por meio de uma rede de informática e, seja em UBS, centros de especialidades ou hospitais, os profissionais poderão verificar o histórico dos usuários do sistema de saúde municipal”, explica o prefeito José Auricchio Júnior.

“A inovação é um ganho na economia de tempo e de recursos, além de trazer celeridade na marcação e realização de consultas, exames e na dispensação farmacêutica”, complementa. A implantação iniciou neste ano.

A ferramenta foi testada na prática pelo chefe do Executivo. “Não tem segredo. São comandos simples, acessíveis, práticos e eficientes”, avaliou Auricchio. Todos os funcionários da UBS já foram capacitados e estão aptos para operar o sistema.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, nas próximas semanas, as UBSs João L.P. Bonaparte, no Bairro Santa Paula, e Nair Spina Benedictis, no Bairro Oswaldo Cruz, mais o Hospital de Olhos e Centro de Oncologia. “Algumas unidades passarão por reforma e já serão contempladas com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos”, completa. A expectativa é de que, até 2019, a rede esteja 100% implantada no município. O investimento é de R$ 2,9 milhões/ano.

SAÚDE 4.0 – A implantação integra o Programa Saúde 4.0, que conta, ainda, com o Portal Saúde 24 Horas, o Guia de Medicamentos e, o recém-inaugurado Centro de Distribuição e Logística Dr. Nicolao Constantino, no Bairro Prosperidade.

INTEGRAÇÃO – No Prontuário Eletrônico serão relatados procedimentos como consultas, exames, internações e medicamentos consumidos pelo paciente, permitindo, inclusive, o rastreamento dos remédios dispensados. Será possível, ainda, ter acesso aos resultados de exames laboratoriais e de imagem realizados na rede municipal.

Como principais vantagens, estão a rapidez na recuperação de dados, agilizando diagnósticos e a tomada de decisão; segurança de informação; confidencialidade, uma vez que apenas usuários liberados podem ter acesso monitorado; e a eliminação de eventuais erros de transcrição ou legibilidade. Informações de datas anteriores serão, gradativamente, digitalizadas e inseridas no programa.

MORADOR – A Secretaria de Saúde reitera que todos os pacientes devem manter os dados pessoais atualizados para garantir a eficiência do programa. Em caso de dúvida, a orientação é procurar o setor do CidCard, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), para realizar eventuais correções e alterações.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano já tem primeira UBS com prontuário eletrônico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *