São Caetano inaugura Espaço Canino e avança na causa animal

557 0

Da Redação – A Prefeitura de São Caetano inaugurou o 1º Espaço Canino no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, mais conhecido como Chiquinho (Rua Ângelo Aparecido Radim, 90, Bairro São José). Seguindo uma tendência mundial, com o apoio da Cobasi, a iniciativa inédita na cidade é uma área em que os cães podem brincar sem coleira, com supervisão dos donos. Separada em dois cercados, para raças de pequeno e grande portes, o novo equipamento público já foi aprovado pela população, que compareceu em massa para conhecer junto com seus animaizinhos (veja as fotos).

Na ocasião, o prefeito Paulo Pinheiro agradeceu aos parceiros. “São Pedro ajudou com uma manhã linda de sol, e São Francisco de Assis, protetor dos animais, abençoou a inauguração do nosso 1º Espaço Canino. Muito obrigado à Cobasi, representada pela Carla, e à força e empenho do pessoal do Projeto São Caetano Cidade Modelo no Trato Animal, na figura da Analy Xavier e da equipe de protetores. A aceitação dos moradores mostra que valeu a pena.”

“Até 60 dias, estaremos inaugurando o segundo espaço deste tipo na área do Teatro Paulo Machado de Carvalho, em frente ao Ginásio Poliesportivo Marlene José Bento, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profa. Eda Mantoanelli. Esta é mais uma demanda da população, que terá opções para brincar com o seu cãozinho”, anunciou o chefe do Executivo.

Representando o Legislativo, o vereador Paulo Bottura, presidente da Câmara Municipal, lembrou que o último Censo do IBGE apontou que metade das residências brasileiras possuem um cachorro. “Faz parte da família. Que essa seja a casa dos cães de São Caetano. Mais uma ação que demonstra responsabilidade do prefeito Paulo Pinheiro com o orçamento da cidade.”

O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Junior, ressaltou que antes de 2013 o parque estava subutilizado. “Quero parabenizar o prefeito Paulo Pinheiro pela sensibilidade. Tínhamos esse projeto pronto e ele abraçou a causa. Sem isso, nada teria acontecido. Esse governo é responsável. Mesmo com a dívida de R$ 263,5 milhões, contraída pelo ex-prefeito em 2012 e comprovada pelo TCE, soube ter muita criatividade a fim de concretizar parcerias maravilhosas como essa daqui.” Em maio de 2015, a Prefeitura liberou a entrada dos pets no Chiquinho, acompanhados de seus respectivos donos, todos os dias, das 6h às 20h.

Aprovação – Karen Rizo, moradora do Bairro Olímpico, sentia falta de um lugar assim. “Antes, eu passeava com a minha cadela de coleira na rua ou soltava na praça. É bastante seguro. Fiquei feliz em saber que terei um espaço desse perto de casa. Parabéns prefeito pela iniciativa”, disse. Gisele Singh Verussi, que reside num apartamento com o labrador Boomer em frente ao Chiquinho, aprovou o 1º Espaço Canino. “Adorei. Bem legal. Como o meu cão é de grande porte, chego do trabalho e vou dar uma passeada com ele. Já aproveitava que o parque estava liberado, agora ele pode dar uma esticada.”

Espaço Canino – É uma área totalmente cercada e sinalizada, onde é permitido brincar, correr, cavar e se divertir. É o primeiro local criado em São Caetano especialmente para esta socialização. Os cães podem ficar sem coleira e sem o risco de fuga. Garantia de muitas brincadeiras para seu amigo de patas. “Com a verticalização da cidade, os animais ficam isolados nos apartamentos em área pequena dentro de casa. O Espaço Canino incentivará a socialização não só dos cães, mas de toda a família. Foi concebido com doação, sem nenhum custo para a administração”, observou Paulo Pinheiro.

A idealizadora e mediadora do Projeto São Caetano Cidade Modelo no Trato Animal, Analy Xavier, destacou que ao invés dos moradores irem para São Paulo agora podem brincar com os pets dentro do próprio município, com comodidade e segurança. “O parque foi pensado de forma temática voltada aos cães e à comunidade. Está mais gostoso. As famílias poderão se socializar nos quiosques, fazer piquenique e curtir o dia em um único espaço”, explicou.

Entre as atrações que estiveram no evento de inauguração, a presença VIP do Cão Max, golden retriever mais famoso da televisão brasileira que ficou conhecido ao participar do reality show A Fazenda, da Rede Record. Promotoras também distribuíram amostras de ração e materiais educativos. Com o 1º Espaço Canino, São Caetano avança na causa animal. Conta com Canil e Gatil Municipal e com o sucesso das feiras mensais de adoção do Miaudote. Desde 2013, mais de 400 cães e gatos ganharam um novo lar.

Regras – É proibido cachorrinhas no cio, cães com temperamento agressivo, entrar com alimentos e deixar o animal sem a presença do responsável. É obrigatório focinheira para as raças pit bull, rottweiller, mastim napolitano, american stafforshire terrier e raças derivadas (Lei Estadual 11.531), coletor de fezes (cata-caca) e supervisão total do tutor durante o uso do ambiente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano inaugura Espaço Canino e avança na causa animal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *