SCS ganhará 184 árvores com novo Centro de Excelência de Ginástica

867 0

Da Redação – A Prefeitura de São Caetano está avançando na obra do Centro de Excelência Esportiva de Ginástica Rítmica e Artística, no Bairro Santa Maria, que será referência para as modalidades em todo o País. Durante o processo de construção 19 árvores tiveram de ser removidas do local, com anuência das autoridades competentes, mas, como compensação ambiental, outras 184 serão plantadas na cidade – destas, 30 ficarão no próprio terreno do Centro de Ginástica.

A compensação ambiental foi definida com supervisão do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Caetano do Sul (Conprescs), levando-se em conta a relevância da obra e a legislação de proteção ambiental. Com ela os vizinhos do futuro Centro de Excelência Esportiva de Ginástica Rítmica e Artística e toda a cidade serão beneficiadas.

“Após estudos de técnicos, engenheiros ambientais e especialistas com experiência de muitas décadas na área da arborização urbana, o consenso é que a compensação da supressão arbórea traz o maior ganho neste tipo de cenário”, explicou o diretor municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Horácio Pires. “É importante ressaltar também que as árvores suprimidas não são nativas, e sim da espécie Ficus, cujas raízes destroem calçadas, tubulações e redes de esgoto. Na compensação, apenas espécies nativas são plantadas, de acordo com as característica de cada terreno.”

O ambientalista Horácio Pires também destacou o caráter positivo da obra do Centro de Excelência Esportiva de Ginástica Rítmica e Artística. “Quando se fala em compensação ambiental em uma obra como esta da Prefeitura, é preciso levar em conta o interesse social da ação e seu impacto para a comunidade. Neste terreno está sendo construído um espaço para a prática esportiva, que vai garantir aos jovens da cidade o acesso a atividades benéficas para sua formação. Além disso, São Caetano ganhará 184 árvores que vão ajudar a redesenhar a arborização urbana”, salientou.

Estrutura – A obra do Centro de Ginástica está orçada em cerca de R$ 7,2 milhões, com 80% da verba custeada pelo Ministério dos Esportes e o restante pela Prefeitura de São Caetano. O espaço contará com áreas separadas para o treinamento de ginástica rítmica e artística; vestiários; salas médicas; depósito; arquibancadas; setor administrativo; academia; sala de descanso; sala de recuperação; sala da coordenação; sala de ballet; refeitório; cozinha; e estacionamentos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS ganhará 184 árvores com novo Centro de Excelência de Ginástica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *