São Caetano é referência regional na promoção da segurança e saúde dos servidores

979 0

Da Redação – O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de São Caetano é referência regional quando se trata da promoção da segurança e saúde dos servidores municipais. O SESMT, ligado à Secretaria de Saúde e à área de Recursos Humanos, tem 34 funcionários. São 10 médicos do trabalho, 10 técnicos de segurança do trabalho, dois engenheiros de segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho, seis auxiliares de enfermagem do trabalho e cinco administrativos.

No cronograma, a finalização de visitas técnicas nas secretarias municipais e novos projetos relacionados à segurança e saúde dos colaboradores. Os profissionais já passaram pelas pastas de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Turismo e Serviços Urbanos. Neste momento, o trabalho está em andamento nos setores que se encontram no Palácio da Cerâmica, sede do Executivo.

Houve a formação de 45 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) em novembro do ano passado, compostas por mais de 300 cipeiros, atendendo a legislação e a necessidade das Escolas Municipais Integradas (EMIs), Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais, Departamento de Água e Esgoto (DAE) e demais secretarias da cidade.

No âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, o SESMT consiste em um serviço destinado ao desenvolvimento de ações técnicas, integradas às práticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente, que visa à prevenção de acidentes e das doenças decorrentes do trabalho.

Sediado no prédio do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa) Dr. Oswaldo Cipullo, o Departamento está localizado na Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4238-8170 e 4231-3938 ou pelo e-mail reno.sesmt@saocaetanodosul.sp.gov.br.

Encontro regional – Engenheiros, técnicos, enfermeiros e médicos do trabalho representantes das sete cidades do Grande ABC estiveram reunidos, no fim de setembro, em São Caetano, para debater as dificuldades e metas dos SESMTs. Participaram do encontro o diretor-presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), Armando Henrique, e o presidente e o vice-presidente regional do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (Sintesp), respectivamente, Marcos Antonio de Almeida Ribeiro e Luiz Carlos Crispim.

Na pauta, temas pertinentes relativos à NR-5, norma regulamentadora que determina as criações da CIPA e da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), entre outros assuntos de gestão. Os profissionais discutiram cada área de atuação. As informações das Prefeituras foram consolidadas em documento único para formalizar um plano regional.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano é referência regional na promoção da segurança e saúde dos servidores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *