Educação comemora os resultados do Programa Tutoria

579 0

Da Redação – A Educação de São Caetano realizou nesta quinta-feira (8), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape), evento para marcar o encerramento do primeiro ciclo do Programa Tutoria. A ação foi iniciada em 2015 e teve como objetivo aumentar a efetividade do trabalho dos gestores escolares na Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, fortalecendo seu papel pedagógico nas escolas e refletindo no desempenho dos professores em sala de aula.

O Programa Tutoria, coordenado por profissionais do Cecape, é fruto de uma parceria da Prefeitura de São Caetano com a Fundação Itaú Social, com apoio da Academia de Lideranças de Nova York e consultoria técnica da Alley. Após o encerramento deste primeiro ciclo, a intenção é que as ações de tutoria prossigam sem a participação dos parceiros externos à rede municipal.

“Os educadores de São Caetano fazem jus à fama de qualidade que carregam”, elogiou Dianne Melo, gestora do Programa Tutoria na Fundação Itaú Social. Ela lembrou que além do trabalho de tutoria realizado com diretores e coordenadores das escolas de Ensino Fundamental e Médio, São Caetano foi pioneira ao levar a tutoria para a Educação Infantil, trabalhando diretamente com as proaudis.

A representante da Fundação Itaú Social explicou que a rede de Educação sulsancaetanense abraçou a ideia da tutoria nas escolas, o que torna as perspectivas de manutenção das práticas mais concretas. “A construção das matrizes de competência foi coletiva, não imposta de fora, e os educadores da cidade sempre fizeram questionamentos e apresentaram suas opiniões e críticas pertinentes. Isso demonstra que eles se apropriaram da metodologia, e quando isso ocorre as chances de sucesso são muito maiores.”

O programa valoriza os conhecimentos e vivências dos próprios profissionais da Educação de São Caetano. Os tutores do Cecape, que receberam consultoria dos profissionais da Alley, fizeram inúmeras visitas regulares às escolas da rede municipal de São Caetano, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para trocar conhecimentos, observar práticas e auxiliar nos desafios específicos de cada equipe escolar – sempre com o compromisso dos tutores responderem a todas as demandas dos educadores.

“Antes São Caetano recebia profissionais de fora para as atividades de capacitação, mas agora os nossos educadores foram valorizados e puderam mostrar sua competência como tutores da própria rede”, destacou a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli. “Espero que o Programa Tutoria tenha continuidade, pois ele se mostrou muito importante para nossos educadores.”

Maria Luiza Ramos, que presta tutoria para a Educação Infantil, corrobora a avaliação. “O Programa Tutoria reconhece o valor dos profissionais de São Caetano. Essa iniciativa, que foi uma construção coletiva de toda a rede, alcançou um grande sucesso. Os educadores foram muito abertos a esta proposta.”

Para a secretária Ivone Braido Voltarelli, a celebração desta quinta-feira marca o encerramento de um “ciclo exitoso”. “A Educação de São Caetano teve vários avanços nos últimos anos, que podem ser comprovados nos resultados de avaliações como o IDEB e também nas diversas premiações que o município conquistou graças à rede municipal de ensino. Isso só foi possível porque nosso foco sempre foi oferecer o melhor para nossos alunos”, concluiu.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação comemora os resultados do Programa Tutoria"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *