São Caetano atende 3,6 mil munícipes no 5º Mutirão da Saúde

745 0

Da Redação – O 5º Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero da Prefeitura de São Caetano do Sul, realizado sábado (19/9), no Hospital São Caetano, atendeu 3,6 mil munícipes em 20 especialidades médicas diferentes, entre pré-agendamentos feitos pela Central de Agendamento e Regulação da Secretaria de Saúde e demandas espontâneas.

Desde maio deste ano, quando o Fila Zero foi lançado, já são mais de 10 mil pacientes beneficiados pelos mutirões. O saldo é extremamente positivo a fim de oferecer serviços mais ágeis e eficientes. A próxima edição mensal está marcada para ocorrer no dia 17 de outubro.

mutirao saude057Para o prefeito Paulo Pinheiro, que acompanhou de perto todas as edições, essa é uma boa chance para aqueles que querem antecipar as suas consultas. “O Fila Zero está dando alternativas ao morador tanto com os mutirões e as unidades móveis quanto com o Terceiro Turno nas UBSs. Tem contribuído bastante. O grau de aceitação tem sido muito bom. A população está sendo amparada e tem elogiado. Esse grau de satisfação é gratificante. Quero agradecer aos profissionais envolvidos. O que a gente quer é continuar com o mutirão mensalmente. Diminui o tempo de espera nos ambulatórios municipais e ainda desafoga as demandas reprimidas”, afirmou o chefe do Executivo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, o setor vem numa crescente. “Temos um cronograma pré-fixado para os mutirões. Sempre no terceiro sábado de cada mês. No começo, a demanda era grande. Agora, a fila é nula em 18 das 26 especialidades possíveis da medicina. Por isso, estamos conseguindo avançar e atender de forma espontânea. Isso é totalmente inovador, digno, humano e acolhedor. Não tem em convênios.”

De acordo com o coordenador médico da Saúde, Roberto Rodrigues Junior, as especialidades relativas aos idosos têm mais procura na cidade. “São Caetano possui uma das maiores longevidades do Brasil, hoje de 78,2 anos. Pensando nisso, na primeira quinzena de outubro, iniciaremos dentro do Terceiro Turno o Programa Especialista Perto de Você, com médicos de plantão em agenda aberta nas cinco maiores demandas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia ou Ginecologia, Neurologia/Neurocirurgia e Otorrinolaringologia”, explicou.

Balanço – O 5º Mutirão da Saúde abrangeu as seguintes especialidades: Cardiologia, Cardiologia Pré-operatória, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Psiquiatria, Reumatologia e Vascular.

Seis fisioterapeutas atenderam 40 moradores de todas as idades em analgesia e em reabilitações motora e cardiorrespiratória. A Reflexologia, técnica da medicina complementar que alivia as dores por meio de estímulos em diversas partes do corpo, mais uma vez foi um sucesso. A quinta edição ainda contou com esquema de transporte, inclusive para pessoas com deficiência.

Atuaram 42 médicos, com o apoio de especialistas, auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia. A Ouvidoria da Saúde e as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, também estiveram presentes no evento, prestando consultas, exames e triagens.

A Secretaria de Saúde trouxe mais uma novidade, promovendo 60 atendimentos, com 30 cadastramentos ou recadastramentos do Cid Card, registro criado exclusivamente aos munícipes e que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde. Com isso é possível, por exemplo, usar os serviços das unidades do Programa Terceiro Turno, entre diversos outros.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano atende 3,6 mil munícipes no 5º Mutirão da Saúde"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *