São Caetano atende 2,5 mil moradores no Mutirão da Saúde do Homem

712 0

Da Redação – O Mutirão da Saúde do Homem em alusão ao Novembro Azul, sétima edição mensal do Programa Fila Zero da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, realizado sábado (28/11), no Hospital São Caetano, atendeu 2,5 mil moradores em 22 especialidades médicas (demanda espontânea e pré-agendamento).

Com agenda aberta de sexólogos e urologistas, os homens sulsancaetanenses deixaram o preconceito de lado e optaram pelo bem-estar. Ao todo, foram promovidos 426 exames de prevenção ao câncer de próstata. Somados todos os mutirões, já são mais de 15 mil pacientes beneficiados.

A iniciativa integrou o pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro e deu atenção especial aos homens, destacando na campanha de conscientização Novembro Azul a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. “Quando detectado no início, o paciente tem 100% de chances de cura. Fico feliz em ver essa grande adesão, assim como no Outubro Rosa. São Caetano é referência na saúde pública. Para tanto, trabalhamos a prevenção para gerar menos gastos na medicina corretiva”, explicou o prefeito Paulo Pinheiro.

Dando relevância ao apoio incondicional do chefe do Executivo, o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, falou a respeito do último mutirão do ano. “Queremos menos internação e mais prevenção. A população ficou extremamente agradecida. São números expressivos que acumulamos ao longo de 2015 e que demonstram a humanização da Saúde. Graças ao empenho do nosso líder maior e de uma equipe comprometida com a cidade”, ressaltou Jesus, que realizou mais de 100 atendimentos em Ortopedia.

“Temos uma das maiores expectativas de vida do Brasil, hoje de 78,2 anos. A população aderiu à proposta da campanha. Estamos satisfeitos com o desempenho deste mutirão temático”, comemorou o coordenador médico da pasta, Roberto Rodrigues Júnior. “São Caetano está em evolução constante nesta área, na contramão dos outros municípios do Estado e do País. Os programas, como o Fila Zero, o Terceiro Turno e o Especialista Perto de Você, são feitos de forma criativa e de fácil acesso ao público”, completou.

No Espaço Educativo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), minipalestras esclareceram questões do universo masculino sobre para que serve a próstata, quais as principais doenças, exames e tratamentos. “O toque retal tira todas as dúvidas. A partir dos 45 anos, faça o acompanhamento com o urologista uma vez por ano”, orientou o biomédico especialista em imagem da Fidi, Evandro Paes.

Waldir Ferezino, 64 anos, morador do Bairro Nova Gerty, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “É bom para a saúde da gente. É melhor prevenir do que remediar. Frequento os mutirões. É excelente. Ágil e eficiente”, disse. Já Odílio Vegnatto Fransozo, 82 anos, do Bairro Oswaldo Cruz, recomenda a prevenção. “Me cuido sempre. Indico que todos os homens tomem atitude sem medo.”

Balanço – As especialidades atendidas em demanda espontânea foram Clínica Geral, Fisioterapia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Sexologia, Urologia e Vascular. Já as consultas pré-agendadas abrangeram Cardiologia, Cardiologia Pré-operatório, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Hematologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Psiquiatria e Reumatologia.

Atuaram mais de 40 médicos, com apoio de especialistas, auxiliares e técnicos de enfermagem. Foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia. A Ouvidoria da Saúde e as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, também estiveram presentes no Mutirão da Saúde do Homem, prestando consultas, exames e triagens.

A sétima ação global ainda contou com 20 ultrassons morfológicos (especialmente para gestantes), encaminhamento das guias por meio da Central de Agendamento e Regulação, Reflexologia, técnica da medicina complementar que alivia as dores por meio de estímulos em diversas partes do corpo, e esquema de transporte, inclusive para pessoas com deficiência.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano atende 2,5 mil moradores no Mutirão da Saúde do Homem"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *