São Caetano apresenta projeto de Banco de Alimentos a entidades

134 0

Texto: Bignardi Junior (PMSBC)

Da Redação – O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul apresentou o projeto Banco de Alimentos a instituições assistenciais do município, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (24/10), na sede da entidade, no Bairro Santa Paula, e comandada pela primeira-dama e presidente da entidade, Denise Auricchio.

“Essa é a realização de um sonho que começamos a sonhar em 2005, quando assumimos pela primeira vez o Fundo Social, na primeira gestão do meu marido, o prefeito José Auricchio Júnior, que sempre fez questão de nos apoiar em todos os nossos projetos sociais. O Banco de Alimentos sempre foi um objetivo e hoje conseguimos realizá-lo”, disse, emocionada, Denise Auricchio.

O intuito do Banco de Alimentos é coletar, selecionar, processar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações das redes varejistas e atacadistas, além de empresas. Estes alimentos, então, serão rapidamente distribuídos a entidades e instituições assistenciais (pessoas jurídicas), cadastradas no Fundo Social, que repassarão a pessoas (físicas) em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Estas 50 entidades e instituições receberam um questionário, no qual preencheram o ramo de atividade e se aceitam ou não ser cadastrados no Banco de Alimentos. “Vamos reunir estas informações e agendar visitas a cada uma destas entidades assistenciais para iniciar o processo de criação de perfis e saber os alimentos adequados a serem distribuídos”, complementou Denise Auricchio, lembrando que a primeira distribuição deve acontecer já em novembro.

A responsável técnica pela nutrição, Vanessa Trovatti Mamud, endossou as palavras da presidente do Fundo Social. “A distribuição dos alimentos será de acordo com o perfil de cada entidade e instituição levantada por nossa equipe. Uma entidade que cuida de crianças, por exemplo, receberá alimentos condizentes com essa faixa etária”, explicou.

PERECÍVEIS E NÃO PERECÍVEIS

O Banco de Alimentos do Fundo Social de São Caetano receberá alimentos perecíveis, os chamados FLV (frutas, legumes e verduras), e também os não perecíveis, que são os ensacados (açúcar, arroz, feijão etc) e enlatados (milho, ervilha, atum etc).

“Além disso, vamos trabalhar com receitas de alimentos nutricionais devidamente convergentes com a atividade desenvolvida pela entidade. Não tenho dúvida de que será muito gratificante vivenciar todo este processo”, finalizou Vanessa.
9C

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Caetano apresenta projeto de Banco de Alimentos a entidades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *