Saúde antecipa calendário e inicia a imunização contra a gripe

713 0

Da Redação – A cidade de São Caetano começou nesta segunda-feira (4) a vacinação contra a gripe (trivalente – inclui H1N1) para profissionais da Saúde. A ação, que seguirá até o fim desta semana, antecipa o calendário de imunização e priorizará primeiramente os funcionários que atuam nos hospitais públicos e privados da cidade, conforme determinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Outros grupos prioritários serão atingidos em abril.

De acordo com o cronograma, a aplicação das doses foi dividida em quatro etapas. Além dos profissionais da Saúde, a partir do dia 11 será a vez de crianças com mais de seis meses e menos de cincos anos, gestantes e idosos acima de 60 anos. Já a partir do dia 18, abrangerá mulheres puérperas e pessoas com comorbidade. E, a partir do dia 30, início da campanha nacional.

A Coordenadoria Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura orienta os moradores pertencentes a estes públicos-alvo. Eles devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) nos prazos estabelecidos. É obrigatório levar a carteirinha de vacinação para atualização.

O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Junior, ressalta que a principal forma de contágio é pelo ar. “A recomendação é não ficar em ambientes fechados, com acúmulo de pessoas. Procurar locais ventilados e arejados e manter hidratação. Quando tossir ou espirrar, utilizar lenço de papel, protegendo a boca e o nariz. Lavar as mãos com frequência e evitar contato com o rosto devido ao risco de contaminação.”

Caio Williams ainda explica que os sintomas são semelhantes entre gripe comum, H1N1, dengue, chikungunya e zika. “Não há surto de H1N1, mas sim de gripe, além de uma epidemia do Aedes. Os sintomas são febre alta e persistente, cansaço, falta de ar, chiado no peito e abatimento. Surgindo esses sinais, o paciente deve procurar imediatamente o pronto-socorro”, concluiu.

Tamiflu – A quantidade de medicamento Tamiflu (indicado para combater o vírus H1N1) que foi dispensado com prescrição médica na rede pública em 2015 foi de 1.060 unidades. Já no primeiro trimestre de 2016, 4.000. Apesar de não haver falta do remédio neste momento, a demanda aumentou bastante.

Em 2015, o pico de distribuição ocorreu nos meses de abril (610 unidades) e maio (330 unidades). Já em 2016, aconteceu em março (3.980 unidades). Neste ano, São Caetano registrou três casos confirmados de H1N1. E outros três suspeitos em análise. No ano passado, zero. Nenhum histórico de óbito.

Confira a distribuição do Oseltamivir (Tamiflu) em São Caetano:
HOSPITAL SÃO CAETANO – Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio – Tel.: 4223-5460. Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
COMPLEXO HOSPITALAR MARIA BRAIDO – Rua São Paulo, 1.840, Bairro Santa Paula – Tel.: 4228-8000. Atendimento: Após às 17h, fins de semana e feriados
HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN – Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula – Tel.: 4233-7676. Atendimento: Após às 17h, fins de semana e feriados

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Saúde antecipa calendário e inicia a imunização contra a gripe"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *