São Bernardo terá 171,6 km de redes de abastecimento de água renovados até 2021

316 0

Texto: Carla de Gragnani (PMSBC)

Da Redação – Em novo momento de alinhamento de projetos junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Prefeitura de São Bernardo autorizou nesta quarta-feira (12/12), em evento realizado na Praça da Bíblia, no bairro Taboão, o início da primeira etapa das obras de renovação estrutural de redes de abastecimento e água que atendem regiões estratégicas da cidade.

Com investimentos de R$ 110 milhões, o projeto será executado em duas etapas pela concessionária, com objetivo de melhorar a qualidade da água que chega nas residências e comércios e reduzir perdas.

Ao todo, serão renovados 171,6 km de tubulações de água,o equivalente à distância entre São Paulo e Campos do Jordão, trazendo uma economia de 1,4 bilhão de litros de água a cada ano, após a conclusão do programa. Na fase inicial do projeto serão substituídos 87,7 quilômetros de redes, beneficiando moradores dos bairros Taboão, Vila Mussolini, Vila Marchi e Nova Petrópolis, consideradas regiões com maior índice de perdas.

O projeto também prevê a instalação de nove Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), sendo que 90% das obras serão executadas por meio do método não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas nas ruas. A primeira etapa será iniciada em janeiro de 2019, com previsão de conclusão em 18 meses.

“São Bernardo tem redes de abastecimento muito antigas,  ainda confeccionadas em metal, o que, além de causar vazamentos, a água fica com uma coloração nada agradável. Começaremos essa obra pelo bairro Taboão, passando para as demais áreas previstas na sequência. Criamos uma nova relação de parceria com a Sabesp e estamos investindo forte em saneamento básico, sobretudo nas regiões que mais precisam”, destacou o prefeito Orlando Morando, durante o ato de assinatura da autorização.

O evento também contou com participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima; do secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber; do superintendente da unidade Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e do gerente da Unidade de Gerenciamento Regional da concessionária, Jair Manoel da Silva, entre outras autoridades.

Redução de desperdícios – A segunda etapa do projeto prevê a renovação de 83,9 km de redes, atendendo os bairros Pauliceia, Cacilda e Nova Petrópolis/Centro. Esta fase deve ser iniciada no primeiro semestre de 2019.

“Vamos melhorar a infraestrutura e solucionar eventuais problemas relacionados à cor da água. Parte da água se perde no caminho entre a estação de tratamento e as casas e, com este projeto, vamos reduzir o desperdício. Esta obra conta com uma tecnologia diferenciada onde nós, pelo método não destrutivo, vamos conseguir substituir a rede sem causar transtornos para a população. A Sabesp tem atuado forte na mudança de tecnologia para melhorar essa questão”, completou Roberval.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo terá 171,6 km de redes de abastecimento de água renovados até 2021"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *