São Bernardo tem 531 semáforos instalados

525 0

Da Redação – Com a abertura da Estrada Ryuichi Matsumoto, no Bairro Cooperativa, estão em funcionamento no cruzamento dois novos semáforos, equipados com botoeira. Com isso, São Bernardo soma 11 conjuntos semafóricos instalados pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas neste ano, até novembro, e sobe para 531 o total em toda a cidade.

De acordo com a chefe de projetos de Engenharia de Tráfego, Regina Romão, os semáforos estão entre as principais sinalizações para garantir a segurança do pedestre e a ordenação do trânsito. Ela explica que a utilização adequada do equipamento pelo pedestre é importante para evitar acidentes. “É necessário apertar a botoeira e aguardar o tempo de liberação da passagem”, explicou.

Os semáforos estão instalados em pontos críticos onde há grande volume de pedestres e de veículos e também em regiões periféricas. A programação dos equipamentos é feita para garantir segurança e, ao mesmo tempo, evitar a lentidão no trânsito, em especial em locais com grande fluxo de veículos.

Os equipamentos funcionam com dois tipos de programação: acionado pelo pedestre e ajustado em função do volume de veículos. “Nesses locais, o tempo de fechamento para o pedestre e veículo acontece de acordo com uma programação definida previamente. Isso é importante para manter uma distribuição equilibrada entre o verde e o vermelho”, explica.

Como explica a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, algumas situações podem apagar os equipamentos: quando chove forte, em função das descargas elétricas; quando falta energia; e em função de acidentes que afetam o conjunto semafórico.

Segundo Regina, depois de apagados alguns são restabelecidos automaticamente. “Em outros casos é necessário desencadear uma operação técnica que envolve acionar operadores para fazer fluir o trânsito de maneira organizada e segura, além de acionar a Eletropaulo, que é a responsável pelo restabelecimento da energia elétrica.”

Salvando vidas – Em função de ações de conscientização de motoristas e pedestres, obras para a revitalização e melhorias na sinalização das vias, o número de acidentes de trânsito em São Bernardo foi reduzido em mais de 50% em quatro anos: foram 10.268 acidentes em 2010, contra 4.597 no ano passado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo tem 531 semáforos instalados"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *