São Bernardo retoma unidades habitacionais no bairro Capelinha

573 0

Ordem de serviço assinada pelo prefeito Orlando Morando inicia a construção de 184 novas unidades habitacionais no bairro Capelinha

Texto: Humberto Domiciano – Crédito-foto: Ricardo Cassin (PMSBC)

Da Redação – Em mais uma ação visando garantir o acesso à moradia e urbanização em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando assinou na manhã deste domingo (28/04) a ordem de serviço para retomada e conclusão de unidades habitacionais no bairro Capelinha, na região do Riacho Grande.

Ao todo serão 184 moradias (128 novas unidades e outras 56 que estavam paralisadas e serão concluídas) que beneficiarão 821 famílias.

O investimento neste empreendimento é de R$ 32,5 milhões (entre recursos do governo federal e da Administração), sendo que o projeto inclui ainda a construção de 17 unidades comerciais distribuídas em dois centros comerciais, pavimentação, contenção de risco, drenagem pública e paisagismo.

Além disso, o contrato garante obras necessárias para recuperação ambiental junto à faixa de Área de Preservação Permanente (APP) de córrego e toda a regularização fundiária, com o cumprimento de todos os processos necessários à efetivação do registro dos lotes individualizados.

Para o prefeito Orlando Morando, a retomada e ampliação do programa é uma questão de respeito com a população do bairro. “Temos uma ação concreta que soluciona um problema de muito tempo. Reconhecemos que foi um processo de muita burocracia, mas que agora finalmente será concluído. O bairro Capelinha merece receber todas as ações de habitação e urbanização que trazem mais qualidade de vida”, definiu.

Na visão do secretário de Habitação, João Abukater Neto, o mérito do projeto reside nos cuidados com o meio ambiente. “A série de intervenções que terão início imediato tem como principal vantagem a conservação e recuperação de uma área de manancial e que não poderá ser expandida”, pontuou.

DEMANDA ANTIGA – A líder comunitária Umbelinda Lopes fez discurso durante o evento de assinatura da ordem de serviço. Ela destacou a espera dos moradores do entorno. “Este era um pedido antigo de todos que moram aqui. Gostaria de agradecer pela atenção e empenho no atendimento dessa demanda”, afirmou.

As obras das unidades habitacionais estavam paralisadas desde o final de 2016, ainda na gestão anterior.

PROJETOS HABITACIONAIS – A Prefeitura de São Bernardo segue com diversas ações na área de Habitação. Em 2019, já foram entregues 141 unidades, sendo 32 no Parque São Bernardo e 109 no Jardim Silvina (nas Ruas Duarte Murtinho e Padre Leo Commissari). Também foi autorizada a retomada das obras de construção de 124 unidades na Vila Esperança, outras 194 moradias no Divinéia-Pantanal e a construção mais 40 unidades habitacionais no projeto de urbanização integrada Saracantan/Colina. 

Por sua vez, a Prefeitura deu início ainda ao processo de regularização fundiária de mais cerca de 3,2 mil imóveis. Além do Conjunto Três Marias, o maior da cidade, a Administração está iniciando a assinatura de contrato de compromisso de compra e venda de 184 unidades no Jardim Lavínia, 792 unidades no Jardim Esmeralda, e 148 unidades no Jardim Esperança. Áreas como Vila Biquinha e Jardim Jussara já se encontram registradas, com possibilidade de entrega de escrituras nos próximos meses.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo retoma unidades habitacionais no bairro Capelinha"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *