São Bernardo recebe diretor de Estudos Lusófonos da Universidade Sorbonne

563 0

Da Redação – Natural de São Bernardo, o conceituado professor Doutor Leonardo Tonus, diretor do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade de Sorbonne, na França, retorna à cidade em julho para série de palestras que abordarão diversos aspectos da Literatura Brasileira, na Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Rua Dr. Fláquer, 26, Centro. A programação começa no dia 7, a partir das 19h, com um bate-papo ao lado de escritores.

Entre os confirmados está Marcelo Maluf, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2017, Carola Saavedra, finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti, Dalila Teles Vera, poeta, editora e diretora do Alpharrabio em Santo André, Marcelino Freire, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura e Lúcia Hiratsuka, escritora e ilustradora de literatura infantil. A apresentação e mediação do encontro será feita por Tonus.

Já no dia 21, o estudioso lidera, a partir das 19h, encontro lítero-musical com a professora e musicista Tânia Tonus. O encontro busca levar a um público amplo o prazer da escuta musical e literária como vivência única de reflexão e de apreciação artística, ao integrar a leitura de textos da literatura brasileira à execução ao piano de obras do repertório consagrado da MPB, da música instrumental e clássica.

No dia 23, a Biblioteca Municipal também promoverá oficina de análise literária para capacitação de estudantes vestibulandos, com base nas obras obrigatórias nos principais vestibulares de 2017. Na oportunidade, o professor Tonus analisará, junto aos alunos, obras como “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade. A atividade já está com vagas esgotadas.

Biografia – Leonardo Tonus é professor livre docente e Coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na Université Paris-Sorbonne, na França. Membro do Conselho Editorial e do Comitê de Redação de diversas revistas internacionais, atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada, com pesquisas sobre imigração. Publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou a publicação, entre outros, de ensaios inéditos do escritor Samuel Rawet.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo recebe diretor de Estudos Lusófonos da Universidade Sorbonne"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *