São Bernardo quer entregar Viaduto da Praça dos Bombeiros em 80 dias

191 0

Contagem regressiva para entrega do elevado, localizado no Jardim Irajá, foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Orlando Morando

Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, deu início nesta segunda-feira (10/6) à contagem regressiva para a entrega do Viaduto da Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá. Em ato realizado no canteiro de obras do elevado, o chefe do Executivo marcou para o dia 29 de agosto, ou seja, dentro de 80 dias, a entrega do viário que ligará as avenidas Rotary e Luiz Pequini, aliviando o fluxo de veículos que circulam no sistema viário da região, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas da cidade.

“Quando assumimos a gestão essa obra contava com apenas duas vigas. Estava totalmente abandonada. Depois de um esforço conjunto da administração municipal, não apenas conseguimos retomar a construção do elevado como já atingimos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Orçado em R$ 81,5 milhões, o projeto do Viaduto da Praça dos Bombeiros foi abandonado em 2015, após exaurir repasses de aproximadamente R$ 42,4 milhões da União. Hoje, 75% de execução dos serviços foram executados, com a parte de concreto praticamente finalizado. A continuidade da construção foi viabilizada pela atual gestão por empréstimo internacional, via Corporação Andina de Fomento (CAF). Atualmente, 150 pessoas trabalham na execução da obra.

Quando concluído, o elevado terá extensão de 330 metros e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista, privilegiando a passagem do transporte público e fazendo a conexão com os futuros corredores exclusivos em obras na cidade.

“Com a abertura do Viaduto, vamos reduzir os transtornos provocados nessa região, principalmente, para os motoristas que seguem em direção as avenidas Rotary, Luiz Pequini, Prestes Maia, e a Rua Tiradentes”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

MOBILIDADE URBANA – Além de beneficiar motoristas que trafegam pelo viário da cidade, a entrega da obra acabará ainda com cenário de abandono enfrentado por moradores que, durante a paralisação da obra, sofreram com o abandono de vigas e demais materiais usados na obra.

REVITALIZAÇÃO – Para mudar este cenário, além da entrega do elevado, a Prefeitura de São Bernardo anunciou, no último domingo, a revitalização da Praça Francisco Correia Lourenço, por meio do Programa Praça-Parque. A área verde, localizada no entorno do futuro viaduto, foi um dos locais mais penalizados pelas obras paralisadas pela gestão anterior.

Com o anúncio da revitalização, a praça passará por amplo processo de melhorias com reforma da quadra, recuperação da arquibancada, implantação de playground, de área de convívio com bancos e mesas, pista de caminhada, espaço pet com equipamentos, academia ao ar livre, paisagismo e nova iluminação. A previsão para conclusão da obra é de até 150 dias.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo quer entregar Viaduto da Praça dos Bombeiros em 80 dias"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *